Criadores de formigas

Aqui pode discutar sobre formigas

Re: Criadores de formigas

Beitragvon hugo feio » 6. Nov 2008 14:27

boas eu apanhei umas rainhas agora eu meti-as no formicarium não sabia que devia meter num tubo de ensaioas minhas ainda tem asas mas apanei-as á 2 dias sabem se os machos tambem têm asas eu apanhei para ai umas 10 devo mete-las num tubo de ensaio ???
e os machos também têm asas ou são aquelas grandes sem asas
hugo feio
newbie
newbie

Land: Portugal (pt)
Danke bekommen: 0 Danke

Beitragvon melk9 » 6. Nov 2008 22:39

Olhaê um fragmento de uma matéria sobre as abelhas alcóolatras, publicada na revista brasileira: Superinteressante. :grin:

Tomar um pileque não é privilégio reservado à raça humana. As abelhas também se embriagam e algumas são até alcoólatras. A conclusão é do entomologista Errol Hassan, da Universidade de Queensland, na Austrália. O cientista descobriu que se elas não controlarem as condições de umidade e calor dentro da colméia, o néctar trazido das flores (composto de aproximadamente 45% de açúcar) sofre um processo de fermentação e transforma-se em uma solução parecida com o hidromel, bebida feita com água e mel muito utilizada pelos povos da Antiguidade. De acordo com pesquisador, assim como acontece entre os homens, na organização social de uma colméia as abelhas que se entregam ao álcool são marginalizadas pelas companheiras. Agora, só falta elas criarem uma AAAA: Associação das Abelhas Alcoólatras Anônimas.

Fonte: Super Interessante, maio 1995.
melk9
member
member

Land: Brazil (br)

Beitragvon melk9 » 6. Nov 2008 23:35

Bild

Vejam as pupas prestes a se tornarem formigas. Espero que agora ao invés de enfermeiras, venham a nascer as operárias.
Abração
melk9
member
member

Beitragvon Luis Maria » 7. Nov 2008 16:38

hugo feio hat geschrieben:boas eu apanhei umas rainhas agora eu meti-as no formicarium não sabia que devia meter num tubo de ensaioas minhas ainda tem asas mas apanei-as á 2 dias sabem se os machos tambem têm asas eu apanhei para ai umas 10 devo mete-las num tubo de ensaio ???
e os machos também têm asas ou são aquelas grandes sem asas

As formigas para se reproduzirem produzem machos e fêmeas alados. Quando enxameiam os machos copulam com as fêmeas em vôo. Isto é verdade para quase todas as espécies com algumas excepções como as formigas argentinas, as termites africanas, etc.
Quando voltam a pousar as fêmeas fecundadas - rainhas- procuram um buraco para instalar o novo ninho e perdem as asas. Os machos cumprida ou não a sua tarefa morrem e servem de comida a aves, peixes, repteis, outras formigas, etc.
Na natureza os buracos que as rainhas procuram são sempre relativamente pequenos pelo que em cativeiro elas devem ser colocadas num tubo de ensaio, caso contrário sentem-se desprotegidas e ficam nervosas e podem até morrer. Elas não gostam de grandes areas nem grandes volumes. Em cada tubo, em geral, não deve haver mais do que uma rainha senão elas podem lutar e matam-se. A excepção são algumas espécies poliginicas.
Os tubos de ensaio devem ter uma reserva de água pois as rainhas podem aí permanecer bastante tempo. Por regra mas, dependendo das espécies não lhes deve ser oferecido um ninho antes de existirem cerca de 50 obreiras, nalguns casos mais.
Já agora a que espécie pertencem as formigas que apanhaste?
Luis Maria
member
member

Beitragvon Luis Maria » 7. Nov 2008 16:41

melk9 hat geschrieben:Olhaê um fragmento de uma matéria sobre as abelhas alcóolatras, publicada na revista brasileira: Superinteressante. :grin:

o hidromel, bebida feita com água e mel muito utilizada pelos povos da Antiguidade.

e pelos algarvios
Luis Maria
member
member

Beitragvon Luis Maria » 7. Nov 2008 16:48

melk9 hat geschrieben:Olhaê um fragmento de uma matéria sobre as abelhas alcóolatras, publicada na revista brasileira: Superinteressante. :grin:

o hidromel, bebida feita com água e mel muito utilizada pelos povos da Antiguidade.

e pelos algarvios.
Luis Maria
member
member

Beitragvon Luis Maria » 7. Nov 2008 16:49

melk9 hat geschrieben:Bild

Vejam as pupas prestes a se tornarem formigas. Espero que agora ao invés de enfermeiras, venham a nascer as operárias.
Abração

A unica diferença entre as formigas a que chamas enfermeiras e as obreiras, ou operárias é que quando elas nascem são-lhes atribuidas tarefas no interior do ninho como seja, cuidar dos ovos e das larvas, tratar da rainha, limpezas, etc. Quando já são mais velhas e entretanto nasceram outras elas passam a trabalhar no exterior. Em resumo, não há nenhuma diferença entre elas a não ser na idade. Isto para a maior parte das espécies. Em espécies como a Acromyrmex octospinosus , uma formiga forrageira, algumas das operárias nunca saem do ninho ou da lixeira, independentemente da idade. São as mais pequeninas de todas, 1 a 2 mm e só muito muito excepcionalmente poderão ser colhedoras de folhas.
Luis Maria
member
member

Beitragvon hugo feio » 7. Nov 2008 17:14

mas eu apanhei umas obreiras e mal as meti numa garrafa juntamante com a femea elas começaram a morder a rainha
deve-se ter 50 obreiras ??? mas elas não morrem sem a rainha ???
e aqueles kits só trazem por norma 3 5 0u 8 obreiras e não 50 ???
desculpem as duvidas
cumprimentos
hugo feio
hugo feio
newbie
newbie

Beitragvon Luis Maria » 7. Nov 2008 17:47

hugo feio hat geschrieben:mas eu apanhei umas obreiras e mal as meti numa garrafa juntamante com a femea elas começaram a morder a rainha
deve-se ter 50 obreiras ??? mas elas não morrem sem a rainha ???
desculpem as duvidas
cumprimentos
hugo feio

Claro, as obreiras a que me referia eram as que hão-de nascer dos ovos que a rainha há-de por, não as obreiras do ninho de onde, eventualmente, ela veio. Essas é claro que atacam e matam as rainhas que não seja a delas e essa está no "fundo" do ninho onde as obreiras vivem.
Nos tais "kits" o que se encontra é uma rainha e a respectiva filharada, não filhas de outra rainha.
Convinha que lesses qualquer coisa sobre formigas antes de começares uma aventura que pode dar para o torto custar-te tempo e eventualmente dinheiro e a vida a muitas formigas,em especial de raimhas.
Luis Maria
member
member

Beitragvon Luis Maria » 7. Nov 2008 17:53

Melk
As tuas formigas continuam lindas
Luis Maria
member
member

Beitragvon mesquita » 7. Nov 2008 22:00

Abração

é só para fazer ciúmes!!!
mesquita
member
member

Beitragvon mesquita » 7. Nov 2008 22:09

hugo feio hat geschrieben:mas eu apanhei umas obreiras e mal as meti numa garrafa juntamante com a femea elas começaram a morder a rainha
deve-se ter 50 obreiras ???

ai meu deus!!! RFM amigo hugo, RFM (read the fucking manual) as rainhas não são para juntar com outra formigas que não sejam as que ela própria dá à luz!

mas elas não morrem sem a rainha ???

não! mesmo os formigueiros onde as rainhas morrem, as obreiras continuam a sua vidinha... até serem comidas por outros bichinhos e passarinhos ou de velhice!

kits?!?! AHAHAHHAHAH boa! boa! esse "kits" é o "start" da tua colónia de formigas! naturalmente que podes comprar um "kit" com 50 obreiras ou mesmo 150... mas se é essa a tua noção de fazer uma colónia de formigas, aconselho-te vivamente apenas a visitar o fluviário de mora, eles lá tem formicarios (Hyperlinks sind nur für registrierte Nutzer sichtbar).
mesquita
member
member

Beitragvon hugo feio » 7. Nov 2008 22:54

ddesculpem é que eu encontro tão pouca informação e o manual que falas wfm ( where s the fucking manual )
desculpem tantas perguntas e tanta trapalhice
mas como já disse não encontro quase nada
e estive no fluviario de mora este verão e não vi nada disso e voltar lá nem pensar demasiados quilometros vivo em lisboa
talvez tente comprar um kit mas só de formigas e não com formicarium isso acho melhor o meu ...
cumprimentos
hugo feio
hugo feio
newbie
newbie

Beitragvon melk9 » 7. Nov 2008 23:14

Luis Maria hat geschrieben:

Abração

A unica diferença entre as formigas a que chamas enfermeiras e as obreiras, ou operárias é que quando elas nascem são-lhes atribuidas tarefas no interior do ninho como seja, cuidar dos ovos e das larvas, tratar da rainha, limpezas, etc. Quando já são mais velhas e entretanto nasceram outras elas passam a trabalhar no exterior. Em resumo, não há nenhuma diferença entre elas a não ser na idade. Isto para a maior parte das espécies. Em espécies como a Acromyrmex octospinosus , uma formiga forrageira, algumas das operárias nunca saem do ninho ou da lixeira, independentemente da idade. São as mais pequeninas de todas, 1 a 2 mm e só muito muito excepcionalmente poderão ser colhedoras de folhas.

Tem certeza, Luis?
Estas primeiras formigas que nasceram, são muito menores que as operárias que vejo na cozinha, estas são bem maiores, com o tórax mais robusto e o abdômen maior, acredito para melhor coletar e armazenar alimento. Vou ver se consigo fazer alguma foto destas operárias se eu conseguir ver alguma hoje a noite no chão da cozinha.
Abração
melk9
member
member

Beitragvon melk9 » 18. Nov 2008 23:02

Kd a turma deste fórum????? ;^)
Abração
melk9
member