Criadores de formigas

Aqui pode discutar sobre formigas

Re: Criadores de formigas

Beitragvon melk9 » 24. Nov 2008 22:58

Bild

As enfermeiras em ação! Uma alimenta sua irmã e a outra alimenta as larvas!!!
Abração
melk9
member
member

Land: Brazil (br)
Danke bekommen: 0 Danke

Beitragvon miguelpk » 24. Nov 2008 23:58

Boas!
sou novo nestas andanças das formigas, mas sempre tive um "fraco" pelas mesmas, desde pequeno
eu vivia no alentejo, e lá era bastante comum encontrar formigueiros de Messor Barbarus, pelo que vi neste link Hyperlinks sind nur für registrierte Nutzer sichtbar
reconheço pois as guerreiras são iguaizinhas
na altura pensei em criar, mas nunca cheguei a encontrar uma rainha (ou assim pensava eu), ate descobrir agora que aquelas formigas que apareciam do nada la pro outono eram rainhas =| sempre me perguntei de onde raio saiam elas, tantas que enchiam-me o quintal todo, andava praticamente a espezinhar formigas onde quer que fosse
o que achava estranho era que apanhava muitas, metia-as num frasco com terra (às dezenas), e passado um ou dois dias elas estavam enterradas sem qualquer saída para a superfície numa especie de tumulo e ficavam assim bue tempo, metia-me uma confusão ahah depois soltava-as porque pensava que elas iam ficar ali ate morrerem -.-

cheguei a conseguir apanhar rainhas de outra espécie que não sei o nome, é a mais comum por aí, são pequenas e a rainha tem o dobro do tamanho das obreiras, e fiz uma mini criação num pequeno frasco de vidro

isso foi ha uns 4 ou 5 anos, mas nunca perdi o interesse pelas mesmas, não sabia que havia mais pessoal em portugal tão interessado na coisa, aliás nem sabia que existiam vivários para formigas, e estou seriamente a pensar em arranjar material e começar com uma pequena colónia
sempre gostei muito das barbarus, mas não sei se seriam uma boa espécie para começar..
não queria uma espécie que necessitasse de grandes cuidados a nivel de temperatura senão acabaria por fazer porcaria, nem que fizesse colónias demasiado grandes pois o espaço é pouco (se possivel, apenas com uma rainha, como ja vi que as barbarus são)
miguelpk
newbie
newbie

Land: Portugal (pt)

Beitragvon melk9 » 27. Nov 2008 17:55

Bild Bild

Vejam aÊ. Comparem as fotos. A primeira foto é de uma das enfermeiras nascidas em meu formigueiro. A segunda é de uma das formigas na cozinha. Veja que as proporções são diferentes no Tórax que é mais robusto na segunda foto, a cabeça da segunda é maior, e não é por causa da foto, veja a proporção em relação ao tórax, e em se tratando de tamanho aquela que estou chamando de operária é quse 2 vezes maior que a primeira. Mas não dá pra ter uma idéia atrav´s de fotos isoladas. Tenho que fazer uma foto com as duas juntas. Vou tentar capturar uma e tirar uma foto na área de alimentação, rezando para que uma das minhas saia do formigueiro e oportunize a foto.

Abração

Vejam as pupas prestes a se tornarem formigas. Espero que agora ao invés de enfermeiras, venham a nascer as operárias.
Abração[/quote]

A unica diferença entre as formigas a que chamas enfermeiras e as obreiras, ou operárias é que quando elas nascem são-lhes atribuidas tarefas no interior do ninho como seja, cuidar dos ovos e das larvas, tratar da rainha, limpezas, etc. Quando já são mais velhas e entretanto nasceram outras elas passam a trabalhar no exterior. Em resumo, não há nenhuma diferença entre elas a não ser na idade. Isto para a maior parte das espécies. Em espécies como a Acromyrmex octospinosus , uma formiga forrageira, algumas das operárias nunca saem do ninho ou da lixeira, independentemente da idade. São as mais pequeninas de todas, 1 a 2 mm e só muito muito excepcionalmente poderão ser colhedoras de folhas.[/quote]
melk9
member
member

Beitragvon melk9 » 27. Nov 2008 18:12

Olhaê... UMa nova rainha! Uhuuuuuu! Depois de tanto tempo. Vamos esperar que ela esteja fertilizada. A foto abaixo é do macho!
Abração

Bild

Bild
melk9
member
member

Beitragvon melk9 » 17. Dez 2008 06:12

Luis Maria hat geschrieben:
melk9 hat geschrieben:Bild

Vejam as pupas prestes a se tornarem formigas. Espero que agora ao invés de enfermeiras, venham a nascer as operárias.
Abração

A unica diferença entre as formigas a que chamas enfermeiras e as obreiras, ou operárias é que quando elas nascem são-lhes atribuidas tarefas no interior do ninho como seja, cuidar dos ovos e das larvas, tratar da rainha, limpezas, etc. Quando já são mais velhas e entretanto nasceram outras elas passam a trabalhar no exterior. Em resumo, não há nenhuma diferença entre elas a não ser na idade. Isto para a maior parte das espécies. Em espécies como a Acromyrmex octospinosus , uma formiga forrageira, algumas das operárias nunca saem do ninho ou da lixeira, independentemente da idade. São as mais pequeninas de todas, 1 a 2 mm e só muito muito excepcionalmente poderão ser colhedoras de folhas.

Consegui fazer uma foto com as diferenças de tamanho, Luis. Veja que a primeira é a que estou chamando enfermeira, a do meio a operária e a última parece um soldado, com a cabeça bem robusta e mandíbulas bem mais desenvolvidas. Veja aí!!!
Bild
Você acha que a enfermeira se torna uma operária com a idade? Não é como as saúvas? Porque as primeiras que nasceram continuam do mesmo tamanho.
ABRAÇÃO
melk9
member
member

Beitragvon mesquita » 9. Jan 2009 12:49

melk9, sempre recebeu as Messor barbarus???
mesquita
member
member

Beitragvon Luis Maria » 12. Jan 2009 15:58

Respondendo com muito atraso à tua questão as primeiras formigas que nascem ou serja a primeira postura de uma rainha, são sempre mais pequenas porque ela tem pouca comida para lhes dar. As posturas seguintes como já tem aquelas operarias para trabalhar as formigas já são maiores.
Um bom Ano de 2009.
Luis Maria
member
member

Beitragvon melk9 » 14. Jan 2009 20:14

Olá Mesquita
FELIZ ANO NOVO!!!!!

Não recebi a formiga. E a correspondência pelo visto não voltou, né? Eu consegui pegar 2 rainhas de messor, meio avermelhadas,estavam no chão do banheiro da Faculdade onde dou aula, mas não estavam fertilizadas, então as soltei com uma dor no coração. Estou com uma mini colônia da Camponotus Sp, já com 4 operárias, um colônia de vento em popa. Também posso lhe enviar. Mande seu endereço. Tive que colocá-las num formigueiro que eu tinha preparado, porque fiquei preocupado, já que estavam se desenvolvendo tão rápido.

Acho que a alfândega pegou a sua encomenda no Raio-X. Mas podemos enganá-los, por exemplo: Em 2007 fui para Berlin, visitar uns amigos, e lá achei um caramujo lindão, para aquário de água doce e comprei. Sabia que não passaria pela alfândega do Brasil, porque aqui eles são muuuuuuito criteriosos por causa do meio ambiente. Temos sérios problemas com uma rã norte-americana que foi introduzida indevidamente. Na saida de Berlin, vi que o agente federal via no seu monitor o frasco cheio de água dentro da mochila, muuuuito azul, em relação às outras coisas, por causa da leitura infra vermelha, então vi que tinha que tirar água. Não seria problema, já que os caramujos vivejm dentro e fora dágua. Então tomei o café da manhã no avião , faltando alguns minutos pra pousar. Fui no banheiro joguei a água e o frasco fora, e os coloquei no saco plástico que veio com os talheres, coloquei o saco na mochila com os brinquedos de meus filhos, e assim deu tudo certo. Pra lhe enviar as formigas tenho que tomar as mesmas preucações. Colocar numa caixinha de tic-tac, e a caixinha de tic-tac junto com brinquedinhos e outras coisas que possam confundir o raio-x, já que terá o algodão húmido junto com a formiga, o qual brilhará azul. :wink:

Abração
Zuletzt geändert von melk9 am 19. Jan 2009 01:30, insgesamt 1-mal geändert.
melk9
member
member

Beitragvon melk9 » 14. Jan 2009 20:17

Luis Maria hat geschrieben:Respondendo com muito atraso à tua questão as primeiras formigas que nascem ou serja a primeira postura de uma rainha, são sempre mais pequenas porque ela tem pouca comida para lhes dar. As posturas seguintes como já tem aquelas operarias para trabalhar as formigas já são maiores.
Um bom Ano de 2009.

Entendi, Luis!!! Muito obrigado e Feliz ano novo.
Assim que puder posto as fotos do formigueiro como está agora!
Abração
melk9
member
member

Beitragvon melk9 » 15. Jan 2009 01:54

Aqui estão as fotos!! :grin:
Abração

Bild

Bild
melk9
member
member

Beitragvon mesquita » 15. Jan 2009 11:30

melk9 hat geschrieben:Não recebi a formiga. E a correspondência pelo visto não voltou, né? ....

por aqui também não foi devolvido nada, das duas uma... ou o gajo na alfandega também anda nas formigas e ficou com elas, ou foi tudo para o extermínio!

melk9 hat geschrieben:...Também posso lhe enviar. Mande seu endereço. Tive que colocá-las num formigueiro que eu tinha preparado, porque fiquei preocupado, já que estavam se desenvolvendo tão rápido.

enviei o meu endereço por PM

melk9 hat geschrieben:Acho que a alfândega pegou a sua encomenda no Raio-X. Mas podemos enganá-los....

vou enviar novamente mas vou preparar de maneira diferente, vou fazer com que não se veja o que está no interior do tubo com "papel de alumínio"
mesquita
member
member

Beitragvon ANToine » 18. Jan 2009 20:32

Luis Maria hat geschrieben:Pode-se saber em que sitio do país é que estás?

PORTO

Messor spec. (carvalhos) ;; Camponotus spec. (algarve) ;; Messor structor (famalicão);; Lasius niger (maia) ;; linepithema humile (algarve) ;; Pheidole pallidula ;; Camponotus ligniperda
ANToine
member
member

Beitragvon Luis Maria » 19. Jan 2009 03:23

Melk, é claro que elas continuam do mesmo tamanho, depois de nascerem já não crescem mais, são-lhes é atribuidas outras tarefas, independentemente do tamanho. Eu vou procurar e depois digo-te quanto tempo mais ou menos é que elas ficam com cada tipo de "emprego"
Luis Maria
member
member

Beitragvon Luis Maria » 19. Jan 2009 03:27

mesquita hat geschrieben:
melk9 hat geschrieben:Não recebi a formiga. E a correspondência pelo visto não voltou, né? ....

por aqui também não foi devolvido nada, das duas uma... ou o gajo na alfandega também anda nas formigas e ficou com elas, ou foi tudo para o extermínio!

melk9 hat geschrieben:...Também posso lhe enviar. Mande seu endereço. Tive que colocá-las num formigueiro que eu tinha preparado, porque fiquei preocupado, já que estavam se desenvolvendo tão rápido.

enviei o meu endereço por PM

melk9 hat geschrieben:Acho que a alfândega pegou a sua encomenda no Raio-X. Mas podemos enganá-los....

vou enviar novamente mas vou preparar de maneira diferente, vou fazer com que não se veja o que está no interior do tubo com "papel de alumínio"

Forra a caixa, por dentro com papel de aluminio mas coloca qualquer coisa por fora, uns pines, por exemplo, que é para não parecer estranho. Assim, aparece qualquer coisa de inofensivo no raio-X.
Luis Maria
member
member

Beitragvon Luis Maria » 19. Jan 2009 03:31

ANToine hat geschrieben:
Luis Maria hat geschrieben:Pode-se saber em que sitio do país é que estás?

PORTO

Messor spec. (carvalhos) ;; Camponotus spec. (algarve) ;; Messor structor (famalicão);; Lasius niger (maia) ;; Linepithema humile (algarve) ;; Pheidole pallidula ;; Camponotus ligniperdus

Aí tens frio suficiente para os Camponotus sp. o que provavelmente não acontece com o Mesquita e comigo.
Luis Maria
member
member

VorherigeNächste

Zurück zu Discussão general