Criadores de formigas

Aqui pode discutar sobre formigas

Re: Criadores de formigas

Beitragvon Luis Maria » 13. Okt 2008 15:42

Estás a receber o quê? Pogonomyrmex barbarus? Eu comprei uma e estou à espera. Também gostava de ter Camponotus herculeanus, porque tenho C. ligniperdus mas este gosta mais de viver no chão e o C. herculeanus em troncos ocos pelo que tenho cá umas ideias porreiras para um ninho utilizando uns troncos no género do que encontras na Antstore (shop/product_info.php/info/p1326_natur-wood-tunnel-20x16-cm.html) mas num ninho estreito e alto (20/30 x 10/12 x 60/75 cm) com dois troncos de 20 cm o que dá 40 cm, apoiado num deste género (shop/product_info.php/info/p1193_Ant-Treetrunk-30-cm.html) cortado ao meio para que o ninho propriamente dito não contacte directamente com o solo mais 20 a 30 para solo porque elas gostam de ter parte do ninho nos troncos mas parte nos solos e a parte escavada dos troncos fica virado para a frente e com divisórias horizontais feitas com corticite e com os vários andares a comunicarem por um orificio. Uma espécie de torre com a entrada a meio. Tenho um gajo que é capaz de mo fazer sob medida em acrilico e barato. Dá para entender?
Zuletzt geändert von Luis Maria am 13. Okt 2008 16:36, insgesamt 1-mal geändert.
Luis Maria
member
member

Land: Portugal (pt)
Danke bekommen: 0 Danke

Beitragvon mesquita » 13. Okt 2008 16:18

Camponotus blandus, Camponotus aethiops e Pheidole pallidula! pedi-lhe 1 de cada e mandei-lhe umas 8 messor barbarus! a minha rainha Pheidole pallidula assassinou a prol e sucidou-se a seguir...
mesquita
member
member

Beitragvon Luis Maria » 13. Okt 2008 16:38

Queres uma colónia de Temnothorax unifasciatus? Não me dou bem com espécies pequenas só com a Pheidole pallidula porque são umas máquinas de triturar, até centopeias que são supostas saber mal, comem.
Assim fico com Messor barbarus, Camponotus ligniperdus, Camponotus substitutos e Pheidole pallidula.
Vou receber Pogonomyrmex barbarus (estas são o equivalente norte americano das Messor) e hei-de arranjar Camponotus herculeanus.
Um dia hei-de ter PARAPONERA CLAVATA ou CAMPONOTUS GIGAS ou os dois.
Zuletzt geändert von Luis Maria am 13. Okt 2008 16:49, insgesamt 2-mal geändert.
Luis Maria
member
member

Beitragvon Luis Maria » 13. Okt 2008 16:41

Não me parece que seja mau negócio porque estás a enviar rainhas que só são vendaveis daqui a uns seis meses e a receber colónias. Acho que te safas-te bem.
Luis Maria
member
member

Beitragvon mesquita » 13. Okt 2008 16:57

Luis Maria hat geschrieben:Queres uma colónia de Temnothorax unifasciatus? Não me dou bem com espécies pequenas só com a Pheidole pallidula porque são umas máquinas de triturar, até centopeias que são supostas saber mal, comem.
Assim fico com Messor barbarus, Camponotus ligniperdus, Camponotus substitutos e Pheidole pallidula.
Vou receber Pogonomyrmex barbarus (estas são o equivalente norte americano das Messor) e hei-de arranjar Camponotus herculeanus.
Um dia hei-de ter PARAPONERA CLAVATA ou CAMPONOTUS GIGAS ou os dois.

ehehe neste momento não sou esquisito com nada... se disponibilizares as Temnothorax unifasciatus aceitarei de bom grado. O próximo fim de semana vou ao campo preparado para caçar lusitanicus, se capturar alguma(s) podes contar com ela, há também que promover o que é nacional... eheheheh

ontem atirei uma infeliz de uma mosca que andava lá por casa a atazanar a cabeça às gatas para o parque das Myrmica Rubra, nunca pensei que fossem dão agressivas... esta manhã só sobrou as asinhas!!!
mesquita
member
member

Beitragvon melk9 » 14. Okt 2008 20:48

Opa! Quero sim! Mas aqui no Brasil é uma história complicada importar insetos. Será que não dá problema não? Bom de qualquer jeito segue meu endereço.

Edvaldo Melquiades Jr
Rua Euzébio de Queiroz, n. 14, Liberdade.
Salvador-Ba
Cep. 40.325-440

Abração

mesquita hat geschrieben:
melk9 hat geschrieben:
mesquita hat geschrieben:pois parece que nem uma nem outra... não temos noticias do nosso
amigo! apanhei uma messor barbarus hoje.. ja está alojada num tubo de ensaio!

Olá amigos
Desculpe pelo sumiço... Muitos projetos acontecendo ao mesmo tempo.
E não se preocupem, assim que aparecerem novas rainhas camponotus, eu envio para os interessados. Elas não respeitam época, revoam sempre que têm princesas prontas para tal.
Abração

caro melk9... quando quiser receber messor barbarus é indicar um endereço, ontem apanhei umas 40 rainhas... vou enviar algumas para um "connection" na polonia também

img6629akx3.jpg

img6623aqx1.jpg
melk9
member
member

Land: Brazil (br)

Beitragvon mesquita » 14. Okt 2008 21:47

Opa! Quero sim! Mas aqui no Brasil é uma história complicada importar insetos. Será que não dá problema não? Bom de qualquer jeito segue meu endereço.

eu mando 2 rainhas deste ano para você, mas vê lá se não ficar com problemas ai! Vou mandar em 2 tubos de ensaio de 15,5cm logo com "auto-mascara", algodão e água dentro de um envelope almofadado para ser o mais pequenino possível... eles ai abrem tudo na alfandega? Confirme primeiro por favor as regras sobre as formigas ai no Brasil, não vá criar problemas.
mesquita
member
member

Beitragvon Luis Maria » 15. Okt 2008 02:28

Envelope almofadado se forem tubos de plástico, se forem de vidro não podem quebrar e ...................adeus rainhas. Possivelmente irão melhor numa daquelas caixas de encomendas pequenas com a caixa "cheia" com papel de jornal ou rolo de cozinha e a caixinha + pequena, mete tambem meia duzia de sementes de milho painço porque nos correios não servem refeições e a viagem pode ser longa.
Luis Maria
member
member

Beitragvon mesquita » 15. Okt 2008 08:37

não servem refeições

ahhahahhaha.

o unico problema de ser em caixa é abrirem para ver o que é! e a moçada lá no Brasil não brinca com essas coisas da importação...
mesquita
member
member

Beitragvon melk9 » 18. Okt 2008 00:48

mesquita hat geschrieben:
não servem refeições

ahhahahhaha.

o unico problema de ser em caixa é abrirem para ver o que é! e a moçada lá no Brasil não brinca com essas coisas da importação...

Escrevi para o Ibama, o orgão que regula as questões de meio ambiente, para saber especificamente sobre insetos e não recebi mensagem alguma. Mas sei que é complicado. Répteis e anfíbios também são proibidos. Sempre quis ter um gecko coloridão, mas aqui é difícil. Então por enquanto vou apenas agradecer a gentileza, meu amigo! No entanto da minha parte as coisas continuam de pé. Assim que surgirem as rainhas envio para vocês.

Abração
melk9
member
member

Beitragvon melk9 » 18. Okt 2008 00:50

Uma dúvida:
Quanto tempo uma operária Camponotus supostamente deve viver?
Abração
melk9
member
member

Beitragvon Luis Maria » 20. Okt 2008 10:50

Creio que cerca de 2 anos mas como toda a "gente" pode ter acidentes, doenças congénitas ou cansaço da vida e morrer mais cedo ou não ter nada disso e morrer mais tarde.
Luis Maria
member
member

Beitragvon Luis Maria » 20. Okt 2008 10:52

Melk
Mas queres tentar ou não? Se a apanharem paciência senão é porque tiveste sorte. Creio que não poderás ter problemas lá porque um tipo qualquer em Portugal decidiu enviar-te uma formiga.
Luis Maria
member
member

Beitragvon melk9 » 20. Okt 2008 23:52

Estou colocando um polivitamínico na comida das formigas, que resume-se em sucos de frutas bastante adocicado. E elas se encheram da comida. Muito bom. Vamos ver os benefícios do polivitamínico no desenvolvimento da colônia. Vejam esta foto onde uma operária alimenta a outra. Não está muito boa por causa da iluminação. As três estão com o abdômen bem infladinhos, cheios de suco com polivitamínico. :)

Abração

Bild
Zuletzt geändert von melk9 am 21. Okt 2008 00:39, insgesamt 1-mal geändert.
melk9
member
member

Beitragvon melk9 » 20. Okt 2008 23:57

Luis Maria hat geschrieben:Melk
Mas queres tentar ou não? Se a apanharem paciência senão é porque tiveste sorte. Creio que não poderás ter problemas lá porque um tipo qualquer em Portugal decidiu enviar-te uma formiga.

Beleza,

Meu endereço é:

Edvaldo Melquiades Jr
Rua Euzébio de Queiroz, n. 14, térreo.
Bairro: Liberdade CEP: 40.325-440
Salvador-Bahia-Brasil

Vamos ver no que dá!
abração
melk9
member
member