Criadores de formigas

Aqui pode discutar sobre formigas

Re: Criadores de formigas

Beitragvon mesquita » 7. Okt 2008 00:51

muito bom!
mesquita
member
member

Land: Portugal (pt)
Danke bekommen: 0 Danke

Beitragvon Luis Maria » 9. Okt 2008 11:52

Há um tipo em França que vende rainhas de Crematogaster scutelaris mas só vende aos grupos de 3, se vocês quiserem eu depois ofereço uma a cada um: melk e mesquita.
Luis Maria
member
member

Beitragvon mesquita » 9. Okt 2008 21:41

Luis Maria hat geschrieben:Há um tipo em França que vende rainhas de Crematogaster scutelaris mas só vende aos grupos de 3, se vocês quiserem eu depois ofereço uma a cada um: melk e mesquita.

eu alinho já, olha envia-me um endereço para te despachar o par das messor senão qualquer dia já ofereci isto tudo...
mesquita
member
member

Beitragvon Luis Maria » 9. Okt 2008 21:51

Envia um mail para llf@mail.telepac.pt e eu envio-te a direcção.
Luis Maria
member
member

Beitragvon mesquita » 10. Okt 2008 20:42

Luis Maria hat geschrieben:Envia um mail para llf@mail.telepac.pt e eu envio-te a direcção.

bem... "connections" trocadas, não consegui sair a tempo do serviço e apanhar os correio abertos, fica para segunda-feira o par de messor's, ok? espero que essas "marafadas" argentinas não tenham feito muitas avarias, hoje numa das caixas de CD, reparei que um dos respiradores que tinha colado caiu para o interior da caixa la tive de andar a ver se não andava nenhuma lasius niger na rua...
mesquita
member
member

Beitragvon Luis Maria » 10. Okt 2008 23:12

As formigas argentinas apesar do tamanho são terriveis. Ponto um são invasoras e todos os formigueiros de Portugal, Espanha, sul de França e Itália constituem uma grande super colónia com excepção das que vivem na Catalunha, se não estou em erro. É a mior super colónia do mundo e a força delas reside no numero e aparentemente gostam particularmente de Messor pois já perdi uma colónia de Messor barbarus, M. structor e um Camponotus sp. tropical atacados por elas.
Desta vez parece-me que tive sorte pois à hora de almoço vi a rainha. Houve estragos com certeza mas provavelmente não vou perder a colónia, depende no nivel dos estragos.
Luis Maria
member
member

Beitragvon mesquita » 11. Okt 2008 01:08

por acaso já tenho referenciados uns 4 formigueiros dessas malendrecas mas ainda não dei por terem saido rainhas, também costumam fazer aqueles montes como as nossas messors depois de sairem as novas rainhas?
mesquita
member
member

Beitragvon Luis Maria » 11. Okt 2008 13:08

Nunca vi uma colónia de formigas argentinas na natureza só os carreiros em casa. Elas têm uma colónia dentro de um grande terrário com Dendrobates (poison arrow frogs) que temos aqui em casa (1,80 x 1,50 x 0,5 m) e está forrado por dentro com cortiça virgem. Alem das Dendrobate tem geckos pequenos e rãs nocturnas (espécie de relas) tropicais, pelo que não posso combater as formigas. Procura na net para teres uma ideia mais precisa sobre as formigas argentinas (Hyperlinks sind nur für registrierte Nutzer sichtbar). A s argentinas não fazem montes, têm ninhos planos e nunca viste as rainhas porque mesmo as princesas nunca saem do ninho para enxamear são os machos que saem e depois entram noutro ninho, nunca percebi bem como fazem.
As minhas Messor parecem estar bem mas, abaladas, espero que a rainha não tenha ficado tão abalada que deixe de por ovos, às vezes acontece.
Luis Maria
member
member

Beitragvon mesquita » 12. Okt 2008 19:41

bem, espero que recuperem bem, eheheh quer dizer então que essas argentinas são habitantes locais e não de criação? Esta manha estive armado em pedreiro na sede de um motoclube e numa parede voltada para o sol, quando estava a meter um restinho de massa de aplicar azulejos apenas para não deitar aquilo fora, reparei que o reboco estava a cair quando bati com mais força e aquilo caiu era só dessas formigas a correr para todo o lado, muitas com ovos e larvas na boca e quando estava ainda a esgravatar aquilo vi duas formigas muito diferentes, com cerca do dobro do tamanho, num castanho mais carregado. Não sei dizer se seriam rainhas, pois nunca vi nenhuma, mas estranhei serem duas a menos de um palmo de distância, claro que quando me lembrei de as capturar já era tarde e não tinha nada para as transportar... entretanto apanhei 4 rainhas, 1 messor barbarus e 1 messor lusitanicus... tem o mesmo corpo que a barbarus, mas as patinhas em castanho e a cabeça é preta e as outras duas com metade do tamanho das messor, uma completamente preta e a outra apesar de ligeiramente mais pequena tem a base do corpo em castanho claro. não faço ideia do que sejam!

parques1.jpg

parques2.jpg

myrica_rubra.jpg

lasius_niger.jpg

messor_lusitanicus1.jpg

messor_lusitanicus2.jpg

descA1.jpg

descA2.jpg

descA3.jpg

descA4.jpg

descA5.jpg

ambas.jpg

descB1.jpg
Du hast keine ausreichende Berechtigung, um die Dateianhänge dieses Beitrags anzusehen.
mesquita
member
member

Beitragvon Luis Maria » 13. Okt 2008 01:59

Estou a ver que és um caçador nato.
Há 15 dias o encarregado da "minha" herdade disse-me que tinha havido uma enorme enxameação de Messor lá na herdade, centenas o que não é de estranhar pois existe um numero extreamente elevado de ninhos alguns muito grandes.
Por aqui por Oeiras não vi nada mas pode ter acontecido no fim de semana em que não fui à quinta.
Tens oferecido ou vendido as rainhas? Para cá ou para fora?
Luis Maria
member
member

Beitragvon mesquita » 13. Okt 2008 09:34

apenas oferecido (trocas) com um connection na Polónia, o resto ainda estão por aqui, estava a ver se colocam ovos primeiro antes de me desfazer delas, claro que tenho 4 reservadas para vocês... lusitanicus é que só tenho uma!
mesquita
member
member

Beitragvon Luis Maria » 13. Okt 2008 11:24

Elas só vão por ovos para a primavera depois do repouso de inverno, abaixo dos 12 ºC. A primeira diapausa creio que necessita de temperaturas por volta dos 8 ºC mas, não há muito consenso em relação a este valor. De qualquer modo deves tê-las num sitio não aquecido e para o Melk não sei porque não sei de que sitio do Brasil é que ele é.Estou a perguntar sobre vendas porque em Belgant há um tipo Finger_13 que está a vender barato e pede três euros e meio por cada uma. A proposito de Polónia apareceu um novo vendedor por lá em: Hyperlinks sind nur für registrierte Nutzer sichtbar. Vende Messor barbarus mas já são do ano passado pois é uma rainha mais criação. espreita o sitio.
Também vale a pena ver isto é uma explicação muito bem feita da origem da crise: Hyperlinks sind nur für registrierte Nutzer sichtbar
Luis Maria
member
member

Beitragvon mesquita » 13. Okt 2008 11:58

Hyperlinks sind nur für registrierte Nutzer sichtbar -> é mesmo o gajo para onde estou a mandar as messor ehehehe
mesquita
member
member

Beitragvon Luis Maria » 13. Okt 2008 12:15

Espero que ganhes alguma coisa com isso porque ele para o ano vende-as a quarenta euros
Luis Maria
member
member

Beitragvon mesquita » 13. Okt 2008 14:04

hummm... bem é troca de espécies... a ver se não levo uma "banhada"

bem, hora d'almoço tropecei nesta pequenina...
ant1.jpg

ant2.jpg

é.. só tem mesmo uma anteninha... deve ter andado à porrada...
Du hast keine ausreichende Berechtigung, um die Dateianhänge dieses Beitrags anzusehen.
mesquita
member
member

VorherigeNächste

Zurück zu Discussão general