Criadores de formigas

Aqui pode discutar sobre formigas

Re: Criadores de formigas

Beitragvon Luis Maria » 30. Sep 2008 11:22

Não muito, cerca de 250 000 formiguitas se calhar um pouco menores do que aquela rainha que apanhaste, ou seja, dos 2/3 mm aos 12/14 mm.
Para teres uma ideia verifica estes dois endereços do fim.
Eu tenho-as, de momento, num só cilindro da Antstore shop/product_info.php/info/p1479_Acryl-Ant-Cylinder-20x20cm.html
mas vou passar a dois. Os cilindros estão num aquario com +/- 60 x 32 x 40
com uma tampa
shop/product_info.php/info/p1569_Wire-cover-61x31-cm-with-flap.html
com uma área de colheita (ADC) mandada fazer aqui mas do tipo:
shop/product_info.php/info/p34_Acryl-Ant-Island-30x20.html
mas com rebordo simples.
Ver:
Hyperlinks sind nur für registrierte Nutzer sichtbar
É claro que no Brasil, não sei em que sitio do Brasil é que estás, a situação pode ou não ser diferente.
Luis Maria
member
member

Land: Portugal (pt)
Danke bekommen: 0 Danke

Beitragvon mesquita » 1. Okt 2008 15:56

melk9 hat geschrieben:
mesquita hat geschrieben:pois parece que nem uma nem outra... não temos noticias do nosso amigo! apanhei uma messor barbarus hoje.. ja está alojada num tubo de ensaio!

Olá amigos
Desculpe pelo sumiço... Muitos projetos acontecendo ao mesmo tempo.
E não se preocupem, assim que aparecerem novas rainhas camponotus, eu envio para os interessados. Elas não respeitam época, revoam sempre que têm princesas prontas para tal.
Abração

caro melk9... quando quiser receber messor barbarus é indicar um endereço, ontem apanhei umas 40 rainhas... vou enviar algumas para um "connection" na polonia também

img6629akx3.jpg

img6623aqx1.jpg
Du hast keine ausreichende Berechtigung, um die Dateianhänge dieses Beitrags anzusehen.
mesquita
member
member

Beitragvon Luis Maria » 1. Okt 2008 17:08

Caro Melk

Na minha anterior mensagem esqueci de dizer que a nova Área de Colheita (ADC) ou deveria ser Área de Forrageio terá 50 cm X 20 cm.
A propósito da oferta do Mesquita de rainhas Messor barbarus. Em que zona do Brasil é que vive? É que as M. barbarus necessitam de algum frio no periodo de repouso (as espécies tropicais não necessitam, como você mesmo disse as rainhas podem aparecer em qualquer altura ainda que o mais provavel seja no fim ou no principio da época das chuvas) mas, creio que vale a pena tentar. Como as necessidades de frio variam de umas para as outras e estas são M. barbarus do Algarve que é a região de Portugal que tem menos frio, creio que será interessante você tentar.
Luis Maria
member
member

Beitragvon Luis Maria » 1. Okt 2008 17:16

Mesquita
Tens a certeza que as rainhas são de Messor barbarus? É que existem várias espécies do género Messor em Portugal, inclusivé uma Messor lusitanicus ou melhor Messor structor st. hispanicus var. lusitanicus.
Se quiser eu dou-lhe uma direcção envia-se uma rainha para lá o o meu amigo Yves identifica-a. Posso perguntar-lhe se ele quer fazer isso mas quase de certeza que diz que sim.
Pela cor avermelhada da cabeça parece-me que sim que são M. barbarus.
Não se podem ter duas rainhas em cada tubo tem de ser uma e elas estão sem água. Assim vão morrer. Chegas-te a ver naquele sitio do Belgant como fazer? Há um outro forum que se chama "Autour de Messor Barbarus"
Luis Maria
member
member

Beitragvon mesquita » 1. Okt 2008 19:45

Luis Maria hat geschrieben:Mesquita
Tens a certeza que as rainhas são de Messor barbarus? É que existem várias espécies do género Messor em Portugal, inclusivé uma Messor lusitanicus ou melhor Messor structor st. hispanicus var. lusitanicus.
Se quiser eu dou-lhe uma direcção envia-se uma rainha para lá o o meu amigo Yves identifica-a. Posso perguntar-lhe se ele quer fazer isso mas quase de certeza que diz que sim.
Pela cor avermelhada da cabeça parece-me que sim que são M. barbarus.
Não se podem ter duas rainhas em cada tubo tem de ser uma e elas estão sem água. Assim vão morrer. Chegas-te a ver naquele sitio do Belgant como fazer? Há um outro forum que se chama "Autour de Messor Barbarus"

bem, não! não tenho a certeza que seja Messor barbarus, que é Messor, é 99% de certeza! Agora tenho ali duas grandes diferenças, apesar de todas terem 1,5cm de tamanho, umas tem a cabeça acastanhada/avermelhada e outras tem a cabeça e a "gaster". E ainda não encontrei fotos das ispanicus e da lusitanicus com qualidade para poder fazer uma comparação.

sim, aquelas fotos foram momentos após a captura, não tinha tubos para tanta rainha, tive de improvisar um pouco até chegar a casa, agora tenho-as assim:

p2040005eg1.jpg

o resto das minhas rainhas já têm parques de merendas! Aqui ficam umas fotos:

p2040008pl9.jpg

p2040009rz2.jpg

p2040010to8.jpg

ps: reparei que as minhas fotos anteriores foram reeditadas e colocadas no próprio fórum, existe alguma regra para as fotografias?
Du hast keine ausreichende Berechtigung, um die Dateianhänge dieses Beitrags anzusehen.
mesquita
member
member

Beitragvon mesquita » 1. Okt 2008 20:00

mesquita
member
member

Beitragvon Luis Maria » 1. Okt 2008 22:30

Não faço a menor ideia mas em principio tinham, no minimo, de dizer que as fotos são tuas. vou pedir ao belga que venha espreitar as tuas fotos.
Se reparares nas fotografias do torax, do peciolo e do pós peciolo das tês, essa zona é completamente distinta nas 3 quer nos detalhes, pelos e coloração. Também as cabeças são bastante diferentes a M. barbarus é a que é mais avermelhada e a M hispanicus var. lusitana é a mais negra só tem vermelho nas mandibulas. Assim, só tens de agarrar uma lupa ou naquele excelente material fotográfico e olhar para elas com atenção.
Verifica este endereço no forum Belgant para veres a anatomia da Messor barbarus: Hyperlinks sind nur für registrierte Nutzer sichtbar
Umas fotografias um pouco melhor focadas ajudavam.
Luis Maria
member
member

Beitragvon Luis Maria » 1. Okt 2008 23:52

Mesquita
Vê este endereço:
As caixas de CD's modificadas estão óptimas mas, não me parece que sejam a melhor das ideias para uma rainha Messor sp. sozinha.
Se queres ler o pedido que fiz aos colegas de Belgant podes encontrar aqui:
http://www.belgant.be/forums/index.php? ... 1#msg14311
Luis Maria
member
member

Beitragvon mesquita » 2. Okt 2008 00:10

Luis Maria hat geschrieben:Mesquita
Vê este endereço:
As caixas de CD's modificadas estão óptimas mas, não me parece que sejam a melhor das ideias para uma rainha Messor sp. sozinha.
Se queres ler o pedido que fiz aos colegas de Belgant podes encontrar aqui:
http://www.belgant.be/forums/index.php? ... 1#msg14311

ehehhe, não... as caixas de CD's são apenas parques, as rainhas estão nos tubos de ensaio, enquanto não faço algo mais hightec... é pá vou ter que tirar umas fotos mais jeitosas para o pessoal ver!
Em relação às fotos não tem problema nenhum em serem usadas, mas não era isso a que me referia, é que eu estava a colocá-las no image.us e quando aqui volto estão alojadas no servidor da antstore.net! não é que tenha algum problema, como costumas meter as tuas fotos aqui?
mesquita
member
member

Beitragvon Luis Maria » 2. Okt 2008 00:44

Ainda não aprendi a por fotos.
Sou capaz de ser candidato a uma ou duas rainhas. Arranja-se?
Onde é que estão as fotos (endereço para eu não ter de procurar)? Referem o teu nome como autor?
Luis Maria
member
member

Beitragvon mesquita » 2. Okt 2008 01:00

Luis Maria hat geschrieben:Ainda não aprendi a por fotos.
Sou capaz de ser candidato a uma ou duas rainhas. Arranja-se?
Onde é que estão as fotos (endereço para eu não ter de procurar)? Referem o teu nome como autor?

hummm a ver se me consigo explicar como deve ser: as fotos que tenho aqui nos meus "posts" estavam linkadas a um outro servidor, um servidor especifico para lá meter fotografias e quando fiz a minha mensagem ao incluir a fotografia desejada a imagem era carregada desse tal servidor. Mas "alguem", ou um qualquer automatismo, transporta-as para dentro do servidor que aloja o website e o forum da antstore. As imagem continuam a estar nos meus "posts" a origem de leitura das mesmas é que não é o mesmo, eu tinha indicado a leitura no servidor Hyperlinks sind nur für registrierte Nutzer sichtbar e agora todas elas estão aqui download/file.php?id=10145&mode=view. Por isso a minha questão se existia uma regra qualquer sobre o alojamento de imagens aqui para o forum... não é nada de "direitos de autor" nem nada disso eu até sou pelo opensource e isso...

em relação a essas rainhas naturalmente que sim!
mesquita
member
member

Beitragvon Luis Maria » 3. Okt 2008 00:08

OK ainda não percebi mas para já não tem importância.
Quando é que colocas fotografias melhores?
Eu ontem não te respondi porque estava cansado e fui deitar-me e hoje depois de ter feito 500 km ida e volta `Fataca mais o trabalho ainda estou mais.
Inté
Luis Maria
member
member

Beitragvon mesquita » 3. Okt 2008 12:29

sim.... eheheh deixa lá esse pormenor da localização das fotos!
o tal aparelhometro ainda não chegou das chinas... e a luz que tenho no escritório é uma bela porcaria para fotografar à noite! a ver se este fim de semana tiro umas fotos com a luz do dia!
mesquita
member
member

Beitragvon melk9 » 6. Okt 2008 15:21

Oi turma.

Aqui vão algumas fotos, para vocês verem o andamento da colônia de camponotus.

Bild

Bild
melk9
member
member

Land: Brazil (br)

Beitragvon Luis Maria » 6. Okt 2008 17:29

Isto é só para nos fazer inveja!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :( :twisted:
De todos os modos =D>
Luis Maria