Criadores de formigas

Aqui pode discutar sobre formigas

Re: Criadores de formigas

Beitragvon Luis Maria » 19. Sep 2008 23:44

A Crematogaster é uma Crematogaster scutelaris? Se sim precisa de muito pouca humidade. Há cerca de uma semana encontrei um ninho grande de C. scutelaris na Fataca, freguesia de S.Teotónio, Odemira, num tronco morto e completamente seco. Creio que o gesso não é suficiente para as Cs ou no minimo terás de blindar o gesso.
Eu tenho Camponotus substitutus que é semelhante à Camponotus castaneus e tanbem não me importava de ter uma rainha de C. castaneus. Aqui elas dificilmente enxameiam. Se enxamearem a partir do formicário não vão longe e serão fáceis de controlar, se fugirem para o exterior morrem de frio no primeiro inverno. É por isso que tambem não me preocupo com as minhas Acromyrmex octospinosus tambem não iram longe se fugirem.
Luis Maria
member
member

Land: Portugal (pt)
Danke bekommen: 0 Danke

Beitragvon mesquita » 20. Sep 2008 19:15

melk9, aqui nem é muito frio... como é a parte mais a sul de portugal é bem pertinho de Marrocos faz sempre uma caloraça no verão, mas com o inverno acho que a bichinha não iria muito longe!

estou a usar aquários assim:

Bild

comprei um aqui na shop da antstore, mas já fiz 5 replicas aumentadas, uma vez que ja contam na minha lista: a Lasius niger, a Lasius flavus, a Manica rubida, a Messor barbarus e a Myrmica rubra, sou novato nestas andanças de formigas e não conheço mais ninguém para trocar ideias e experiências.

Estou só à espera de umas lentes XPTOs que comprei no ebay para tirar fotos artísticas das cheitosas!

Lightmarcomaincrop24thMay3.jpg

marcoflashdemousephoto.jpg

deve ser bastante útil para fotografar as pequeninas... em relação a essa sua amiguinha, era uma boa, você não se importa de enviar?
Du hast keine ausreichende Berechtigung, um die Dateianhänge dieses Beitrags anzusehen.
mesquita
member
member

Beitragvon Luis Maria » 20. Sep 2008 20:09

Mesquita
Não émuito frio mas felizmente as tropicais não sobrevivem lá fora, pelo menos a maior parte delas as que sejam mesmo mesmo tropicais e a C. castaneus de certeza que não.
Se tiver duvidas não tenhas problemas em perguntar. na2uilo que eu souber ajudo.
Conheço bem essa zona já tivemos uma casa em Carvoeiro.
O que é a foto que está por de baixo dos ninhos?
Luis Maria
member
member

Beitragvon mesquita » 21. Sep 2008 01:06

luis, obg!

a foto que está por debaixo do formigario é uma lupa ampliadora com iluminação propria e suporte para maquina fotografia! ficou em +-35 dólares e 15 de transporte de hong kong a ver se não para na alfandega...
mesquita
member
member

Beitragvon Luis Maria » 22. Sep 2008 12:00

Bem se Melk9 vai enviar uma bem pode enviar 2 dá o mesmo trabalho e pode ser que tenhamos sorte. Podem ir para aí e eu vou ao Algarve buscar sem problemas nenhuns.
Luis Maria
member
member

Beitragvon mesquita » 22. Sep 2008 12:32

Luis Maria hat geschrieben:Bem se Melk9 vai enviar uma bem pode enviar 2 dá o mesmo trabalho e pode ser que tenhamos sorte. Podem ir para aí e eu vou ao Algarve buscar sem problemas nenhuns.

ui... marca-se logo uma almoçada, ou cafezada para ver se eu aprendo alguma coisa...
mesquita
member
member

Beitragvon Luis Maria » 22. Sep 2008 12:42

OK sem problemas, como não sou egoista metade do prazer será meu.
Luis Maria
member
member

Beitragvon mesquita » 23. Sep 2008 09:49

fica já agendado! agora só falta mesmo é a tal "Crematogaster" fazer-se à estrada...
mesquita
member
member

Beitragvon Luis Maria » 23. Sep 2008 10:01

Camponotus castaneus
Luis Maria
member
member

Beitragvon mesquita » 26. Sep 2008 00:09

pois parece que nem uma nem outra... não temos noticias do nosso amigo! apanhei uma messor barbarus hoje.. ja está alojada num tubo de ensaio!
mesquita
member
member

Beitragvon Luis Maria » 26. Sep 2008 00:53

com água, umas sementes pequenas e deixe-a em paz durante um par de meses, às escuras, sem vibrações nem ruídos
Luis Maria
member
member

Beitragvon mesquita » 27. Sep 2008 12:02

Luis Maria hat geschrieben:com água, umas sementes pequenas e deixe-a em paz durante um par de meses, às escuras, sem vibrações nem ruídos

pois isso parece ser de facto o segredo da coisa!
mesquita
member
member

Beitragvon melk9 » 30. Sep 2008 04:37

mesquita hat geschrieben:pois parece que nem uma nem outra... não temos noticias do nosso amigo! apanhei uma messor barbarus hoje.. ja está alojada num tubo de ensaio!

Olá amigos
Desculpe pelo sumiço... Muitos projetos acontecendo ao mesmo tempo.
E não se preocupem, assim que aparecerem novas rainhas camponotus, eu envio para os interessados. Elas não respeitam época, revoam sempre que têm princesas prontas para tal.
Abração
melk9
member
member

Land: Brazil (br)

Beitragvon melk9 » 30. Sep 2008 04:44

Luis Maria hat geschrieben:A Crematogaster é uma Crematogaster scutelaris? Se sim precisa de muito pouca humidade. Há cerca de uma semana encontrei um ninho grande de C. scutelaris na Fataca, freguesia de S.Teotónio, Odemira, num tronco morto e completamente seco. Creio que o gesso não é suficiente para as Cs ou no minimo terás de blindar o gesso.
Eu tenho Camponotus substitutus que é semelhante à Camponotus castaneus e tanbem não me importava de ter uma rainha de C. castaneus. Aqui elas dificilmente enxameiam. Se enxamearem a partir do formicário não vão longe e serão fáceis de controlar, se fugirem para o exterior morrem de frio no primeiro inverno. É por isso que tambem não me preocupo com as minhas Acromyrmex octospinosus tambem não iram longe se fugirem.

Que beleza, hein? Acromyrmex octospinosus. Poste aê umas fotos da colônia!Apesar de termos aqui no Brasil, nunca vi uma rainha acromyrmex, mas tenho uma colônia aqui no jardim da minha casa, sei pelas operárias coletando a comida.
Abração
melk9
member
member

Beitragvon melk9 » 30. Sep 2008 04:52

Luis Maria hat geschrieben:Além do Mesquita há outros portugueses?
Eu tenho: Acromyrmex octospinosus, Camponotus ligniperda, Camponotus sp. (tropical), Temnothorax nylandery e T. unifasciatus, Messor structor, Myrmica rubra e estou à espera de Peroponera coarctata.
Luís

Luis
Que tamanho fica a colônia da Acromyrmex octospinosus? Fica muito grande? Que tipo de formicário seria o idela, e tamanho?
abração
melk9
member
member

VorherigeNächste

Zurück zu Discussão general