Começar com 1 rainha é um desafio mas, tambem pode ser um desespero, porque algumas espécies são bastante lentas. Nesta altura do ano não é facil encontrar rainhas Messor barbarus sozinhas o mais provavel é só encontrar pequenas colónias. Eu não compraria uma rainha M. barbarus sem colónia em Agosto. Se ela não iniciou a colónia até agora, algo de errado se passa. Daqui a um par de meses já é possivel encontrar rainhas deste ano mas, só na próxima Primavera terão os primeiros ovos.
Ola a todos, estou muito interessado a aprender essa arte de cultivar formigas! Li todas (ou quase todas) as mensagens deste tópico, e já estou lendo alguns outros para poder começar... =)
Cultivar é um termo que se utiliza em português para plantas. As formigas são animais pelo que o termo correcto será criar/criação, nessa mesma sequência o termo formigueiro usa-se para colónias de formigas na natureza, em criação será colónia e o local um ninho.
sou do brasil e gostaria de saber mais ou menos o custo de uma rainha(fecundada) de qualquer espécie (que aguente o frio) e alguns soldados e obreiras o custo com o da exportação alguem pode me dizer?
sou do brasil e gostaria de saber mais ou menos o custo de uma rainha(fecundada) de qualquer espécie (que aguente o frio) e alguns soldados e obreiras o custo com o da exportação alguem pode me dizer?
Não sei se é possivel, oficialmente enviar rainhas ou pequenas colónias da Europa para o Brasil. Aconselho-te a contactar o Melk, presente neste forum, pois é brasileiro, está no Brasil e pode ajudar-te.
Vi a foto deste teu formigueiro e achei muito legal, mas por coinscidencia meu filho tinha feito um bem parecido, o seu esta mais bonito, queremos ficar seus amigos e trocar experiencias, somos novatos e estamos muito apaixonados. Melk nos somos brasileiros e moramos no Rio de Janeiro. Tu moras no Brasil?
eu sou do rio grande do sul e novamente gostaria de saber se algum brasileiro pode enviar uma formmiga para mim (com rainha)e algumas operarias vlw(dispesas de envio arcadas por mim claroo
Ola eu sou brasileiro e novo aqui no site e queria aprender um pouco mais sobre formigas alguém poderia me dar dicas de livros, DVDs, ou sites em que eu poderia aprender sobre formigas.
Desculpa mas não tinha visto a tua pergunta. Os sites "Belgant" ou o "Forum consacré au fourmis exotiques" são bons. Livros aconselho-te a fazer uma busca em formigas, fourmis, ants. DVD não conheço mas Fourmis.fr tem um CD mas é sobre uma especie europeia.
Alguem ja conseguiu apanhar uma rainha de Messor barbarus?
Eu tenho um formigueiro ao lado do meu predio e sei que as formigas aladas saem depois da chuva, mas agora nao tem chuvido -.- , alguem tem outro conselho?