novato

novato

Beitragvon hugo feio » 5. Nov 2008 17:49

boas e sou novato e por isso tenho umas duvidas eu tenho um formicarium caseiro com terra de humus e queria sff que me esclarecessem umas duvidas sff
1 eu apanhei 10 rainhas será que alguma está fecundada
2 eu apanhei num jardim logo devem de ser formigas de jardim alguem sabe qual a espécie
3 eu espetei duas palhinhas na terra e meti lá agua açucarada e no substracto tambem serve de alimentação ???
4 ouvi dizer que é preciso obreiras e rainha para as obreiras tratarem dos ovos se sim posso simplesmente pegar numas formigas de outra colonia ???
5 como é que eu sei qual é a especie que devo apanhar cá aparecem daquelas todas pretas grandes e das pequenas quais devo apanhar ???
6 eu fiz um buraco na terra junto ao vidro na esperança de elas lá fazerem o ninho será que resulta ???
hugo feio
newbie
newbie

Land: Portugal (pt)
Danke bekommen: 0 Danke

Re: novato

Beitragvon Luis Maria » 7. Nov 2008 18:18

hugo feio hat geschrieben:boas e sou novato e por isso tenho umas duvidas eu tenho um formicarium caseiro com terra de humus e queria sff que me esclarecessem umas duvidas sff
2 eu apanhei num jardim logo devem de ser formigas de jardim alguem sabe qual a espécie
3 eu espetei duas palhinhas na terra e meti lá agua açucarada e no substracto tambem serve de alimentação ???
4 ouvi dizer que é preciso obreiras e rainha para as obreiras tratarem dos ovos se sim posso simplesmente pegar numas formigas de outra colonia ???
5 como é que eu sei qual é a especie que devo apanhar cá aparecem daquelas todas pretas grandes e das pequenas quais devo apanhar ???
6 eu fiz um buraco na terra junto ao vidro na esperança de elas lá fazerem o ninho será que resulta ???

O melhor é leres com atenção o que eu escrevi sobre as tuas primeiras perguntas
Luis Maria
member
member

Beitragvon mesquita » 7. Nov 2008 20:52

depende... podem estar como podem não estar, se as apanhas-te mesmo à saída do formigueiro muito provavelmente não estejam fecundadas! O melhor mesmo é apanha-las quando elas já perderam as asas e andam aflitas a tentar enfiar-se na terra! Agora, bem agora terás de aguardar até fevereiro a ver se tens alguma que tenha sido fecundada.

não faço ideia de que especie será essad do jardim... elas andam todas na rua... talvez uma foto?!

se for o caso das messor's... não vai adiantar grande coisa, mas já é alguma coisa esse conceito de que formigas = açucar é errado!

não precisas nada! a rainha coloca os ovos das obreiras que precisas! NUNCA JUNTES FORMIGAS COM A RAINHA, VÃO MATÁ-LA!!!!

procura no google por fotos de rainhas, convém apanhar sem asas...

o melhor é passares na farmácia e comprar tubos de ensaio, mete um algodão no fundo do tubo com um bocadinho de agua... uma rainha por tubo e tapa a saída com algodão e deixa-as 2 ou 3 meses sossegadas!!!
mesquita
member
member

Beitragvon hugo feio » 8. Nov 2008 13:52

boas eu fartei-me de ter estas que não sei de que sepécie e tar a esperar até fevereiro sbendo que muito provavelmente não vai dar em nada por isso vi que as lasius niguer (black) são apenas 2 0u 3 euros por isso vou compra las agora alguem sabe onde se vendem em portugal ???
eu não vou comprar no forum porque as formigas são para ai 2 euros e o trasporte 10
e secalhar com sorte chega-me a rainha morta ou as obreiras mortas ou tudo morto e secalhar com bue da sorte esquecem -se de meter a rainha ...
quem sabe ???
alguem tem conhecimento de uma loja que venda formigas em lisboa
hugo feio
newbie
newbie

Beitragvon mesquita » 8. Nov 2008 14:17

que eu tenha conhecimento.. em lado nenhum! agora eu tenho comprado varias especies em varios sitios, assim como as pessoas que conheço e nunca ouvi falar em receber rainhas mortas ou isso! Sabes isto de formigas não é ir ao continente comprar pão, pá! Há coisas que levam o seu tempo e se um formigueiro para evoluir leva alguns meses... pois caro amigo... não há muito a fazer!
mesquita
member
member

Beitragvon hugo feio » 8. Nov 2008 14:47

mas o meu problema não é falta de tempo ou falta de paciencia mas sim tar á espera e estar a achar que não vão desovar
á uma loja que as vende mas é no porto e vou ver se vendem na naturline
hugo feio
newbie
newbie

Beitragvon Luis Maria » 10. Nov 2008 11:57

hugo feio hat geschrieben:boas eu fartei-me de ter estas que não sei de que sepécie e tar a esperar até fevereiro sbendo que muito provavelmente não vai dar em nada por isso vi que as lasius niguer (black) são apenas 2 0u 3 euros por isso vou compra las agora alguem sabe onde se vendem em portugal ???
eu não vou comprar no forum porque as formigas são para ai 2 euros e o trasporte 10
e secalhar com sorte chega-me a rainha morta ou as obreiras mortas ou tudo morto e secalhar com bue da sorte esquecem -se de meter a rainha ...
quem sabe ???
alguem tem conhecimento de uma loja que venda formigas em lisboa

Com tanto pessimismo e tanta impaciência o melhor é nem começar. As formigas têm o seu próprio tempo e ritmo que não se compadece com a nossa pressa e impaciência. Bué de pressa não conduz a nada a não ser à morte das formigas e elas não têm culpa.
Olha amigo creio que daqui a mais meia duzia de anos podes pensar em formigas, até lá é permaturo. Aprende a ter calma e a acreditar nas pessoas e ................... nas formigas.
Luis Maria
member
member

Beitragvon meubrasilll » 26. Nov 2009 22:26

oi pessoal peguei hoje mesmo uma princesa e um macho acasalando estavam grudados um no outro até umas duas horas atraz será que me ajudam com a espécie e alimentação ségue o link da foto de uma exatamente igual para analizarem
Hyperlinks sind nur für registrierte Nutzer sichtbar
meubrasilll
member
member

Land: Brazil (br)

Beitragvon Luis Maria » 27. Nov 2009 03:10

Parece ser uma Atta sp.
Luis Maria
member
member