1 eu apanhei 10 rainhas será que alguma está fecundada
depende... podem estar como podem não estar, se as apanhas-te mesmo à saída do formigueiro muito provavelmente não estejam fecundadas! O melhor mesmo é apanha-las quando elas já perderam as asas e andam aflitas a tentar enfiar-se na terra! Agora, bem agora terás de aguardar até fevereiro a ver se tens alguma que tenha sido fecundada.
2 eu apanhei num jardim logo devem de ser formigas de jardim alguem sabe qual a espécie
não faço ideia de que especie será essad do jardim... elas andam todas na rua... talvez uma foto?!
3 eu espetei duas palhinhas na terra e meti lá agua açucarada e no substracto tambem serve de alimentação ???
se for o caso das messor's... não vai adiantar grande coisa, mas já é alguma coisa esse conceito de que formigas = açucar é errado!
4 ouvi dizer que é preciso obreiras e rainha para as obreiras tratarem dos ovos se sim posso simplesmente pegar numas formigas de outra colonia ???
não precisas nada! a rainha coloca os ovos das obreiras que precisas! NUNCA JUNTES FORMIGAS COM A RAINHA, VÃO MATÁ-LA!!!!
5 como é que eu sei qual é a especie que devo apanhar cá aparecem daquelas todas pretas grandes e das pequenas quais devo apanhar ???
procura no google por fotos de rainhas, convém apanhar sem asas...
6 eu fiz um buraco na terra junto ao vidro na esperança de elas lá fazerem o ninho será que resulta ???
o melhor é passares na farmácia e comprar tubos de ensaio, mete um algodão no fundo do tubo com um bocadinho de agua... uma rainha por tubo e tapa a saída com algodão e deixa-as 2 ou 3 meses sossegadas!!!