desde pekeno k tenho um fascinio por formigas, este verao decidi k keria montar uma colonia de formigas!
peskisei um pouco na net (nao o suficiente) e arranjei 2 aquarios. Um com 30*22*20, e outro com 27*16*14 (comprimento, altura, largura).
Arranjei solo de um terreno aki perto, e toca de la meter dentro!
so faltava o mais dificil, arranjar a rainha!
Durante dias percorri varios terrenos na minha zona (zona de sintra) mas rainhas nada, andei atento as formigas "caseiras" (akelas mais pekenas k é usual invadirem casas, nao sei o nome cientifico), mas nada!
Ja estava mentalizado k agora so para o ano, k ja tinha passado a altura delas, ate k fui passar este fds (5 de outubro) ao alentejo!
Entrei em casa e fui ate a porta dos fundos k da ligaçao ao quintal, kuando entra por baixo da porta uma formiga enorme
metia logo dentro de um copo e fui procurar mais, encontrei uma outra igual a tentar enfiar-se num buraco enkuanto estava a ser atacada por outras formigas, depois encontrei mais uma!
ao chegar a casa hoje, fui mete las dentro dos aquarios, uma deu umas voltas ao aquario, encontrou la um pekeno buraco e começou logo a escavar e depois fechou a entrada!
no outro akuario, o maior, meti duas, uma encontrou tb um buraco e tb se barricou la dentro, enkuanto a outra encostou se a um canto e ficou la apenas! vou tentar arranjar mais um aquario!
Tive este trabalho todo mas nao sei se sao rainhas se sao apenas formigas "normais", o ANToine num post dele tem umas fotos das k apanhei, Messor structor.
Vou postar umas fotos!
e ja agora,
Há problema se ficarem 2 rainhas no mesmo akuario ?
do k se alimentam estas formigas?
ha problema em o aquario ser fechado? eles estao com uma pelicula de cozinha a fecha los mas têm um rasgo no meio!
Nao é tarde para elas começarem a por ovos, visto k ja estamos no outono?
[align=center]
Hyperlinks sind nur für registrierte Nutzer sichtbar
[/align]
depois posto mais.
peço desculpa pelo testamento e pela minha ignorancia
abraços