Ajuda

Ajuda

Beitragvon moustax » 8. Okt 2007 02:33

boas!

desde pekeno k tenho um fascinio por formigas, este verao decidi k keria montar uma colonia de formigas!
peskisei um pouco na net (nao o suficiente) e arranjei 2 aquarios. Um com 30*22*20, e outro com 27*16*14 (comprimento, altura, largura).

Arranjei solo de um terreno aki perto, e toca de la meter dentro!
so faltava o mais dificil, arranjar a rainha!
Durante dias percorri varios terrenos na minha zona (zona de sintra) mas rainhas nada, andei atento as formigas "caseiras" (akelas mais pekenas k é usual invadirem casas, nao sei o nome cientifico), mas nada!

Ja estava mentalizado k agora so para o ano, k ja tinha passado a altura delas, ate k fui passar este fds (5 de outubro) ao alentejo!
Entrei em casa e fui ate a porta dos fundos k da ligaçao ao quintal, kuando entra por baixo da porta uma formiga enorme :D

metia logo dentro de um copo e fui procurar mais, encontrei uma outra igual a tentar enfiar-se num buraco enkuanto estava a ser atacada por outras formigas, depois encontrei mais uma!

ao chegar a casa hoje, fui mete las dentro dos aquarios, uma deu umas voltas ao aquario, encontrou la um pekeno buraco e começou logo a escavar e depois fechou a entrada!

no outro akuario, o maior, meti duas, uma encontrou tb um buraco e tb se barricou la dentro, enkuanto a outra encostou se a um canto e ficou la apenas! vou tentar arranjar mais um aquario!

Tive este trabalho todo mas nao sei se sao rainhas se sao apenas formigas "normais", o ANToine num post dele tem umas fotos das k apanhei, Messor structor.

Vou postar umas fotos!

e ja agora,
Há problema se ficarem 2 rainhas no mesmo akuario ?
do k se alimentam estas formigas?
ha problema em o aquario ser fechado? eles estao com uma pelicula de cozinha a fecha los mas têm um rasgo no meio!
Nao é tarde para elas começarem a por ovos, visto k ja estamos no outono?

[align=center]
Hyperlinks sind nur für registrierte Nutzer sichtbar

[/align]

depois posto mais.

peço desculpa pelo testamento e pela minha ignorancia :oops:

abraços
moustax
newbie
newbie

Land: Portugal (pt)
Danke bekommen: 0 Danke

Beitragvon jp.maia » 24. Okt 2007 22:26

Boas...

Nada mau para começar. São rainhas, de facto . Acho que de inicio não haverá problema em teres mais que uma no mesmo aquário(ainda para mais essa espécie tem um arranque muito lento),mas assim que as colonias crescerem não me parece...
A dieta desta espécie tem como principal alimento pequenas sementes ( adoram sementes de dentes de leão ),mas comem um pouco de tudo (desde mel a sumo de frutos ou pequenos insectos).

Já que estás a pensar em mudar uma das rainhas, porque é que não experimentas colocá-la num tubo de ensaio com um pouco de água em vez de um aquário; na minha opinião é mais fácil para o "start"( controlas melhor a humidade e sempre que quiseres podes dar uma espreitadela).

P.S.:
Conta com as primeiras obreiras só para daqui uns meses...as rainhas desta espécie gostam de sossego,enervam-se muito fácilmente com a luz e podem estragar os ovos....

Boa sorte, abraços
jp.maia
newbie
newbie

Beitragvon ANToine » 25. Okt 2007 00:35

Oi moustax bem-vindo

Ignorantes são aqueles q não perguntam...

O maia já disse quase tudo...

Na 1ª foto a rainha até me parece ser + messor barbarus... mas a obreira parece uma m. Structor. MAS com as 1as obreiras tira-se as dúvidas.

As rainhas não se dão juntas depois de iniciarem a postura (nas monoG) ou então (no caso das niger) depois de nascerem as 1as obreiras.
“enkuanto a outra encostou se a um canto e ficou la apenas” » aproveita agora para separa-las k depois é bem + difícil.
O ideal r/ é iniciar num tubo de ensaio »»escurecido««.
As mesor não toleram mta humidade nem alguns fungos que crescem nas sementes (devido ao excesso de humidade)
O terrario não deve ser completamente fechado, não pelo O2 (o q entra quando se alimenta é suficiente) mas pela humidade q satura o ar e especial/ as mesor ñ gostam.

De resto mta paciência que durante bastante tempo “não se vai passar nada”. Elas até podem iniciar a postura mas normalmente só começa actividade com o passar do inverno. As mesor hibernam pelo que deves tê-las num sitio + frio, no exterior se possível, sem sol directo, etc etc são tb bastante sensíveis às vibrações
Podes tentar (uma vez) dar de comer à rainha (água c açúcar ou mel) e + nada até a 1ª obreira começar a "passear" (nessa altura deve ter sementes pequenas ou partidas disponiveis)
O crescimento da colónia é lento enquanto não nascem os primeiros “soldados” (1º ano)

Abraço
ANToine
member
member

Beitragvon moustax » 5. Nov 2007 23:31

Boas

Antes de mais muito obrigado jp.maia e ANToine pelas dicas que me deram!

Depois de ter feito o primeiro post aqui, começei a pesquisar na net na tentativa de me instruir :)
depois disso muita coisa se passou.
Indo por partes:

Depois de algum pesquisar, vi que normalmente se controla o seu "arranque" em tubos de ensaio ou nas caixas dos rolos fotograficos.
arranjei umas caixas de rolos fotograficos (nao sabia dos tubos de ensaio) e resolvi transferi las!
começei no local onde uma se enterrou, e para meu espanto estava morta :cry:
tinha uma bola de bolor a volta dela.

assustei me a pensar que ja podiam estar todas mortas, mas ao escavar as outras, felismente nao estavam :D
colokei um pouco de algodao embebido em agua com açucar e coloquei la dentro junto com as rainhas. reparei que algumas beberam do liquido.

Coloquei as em cima do armario, para estarem sossegadas, no exterior era mais complicado mante las, a salvo dos caes, e de algum familiar curioso, o mesmo do vento :oops:

Vi umas fotos e uns videos no youtube de uns formicarios que acho bastante interessantes e resolvi fazer eu um mesmo!

os que vi eram feitos de cimento branco, mas eu resolvi fazer de gesso pois dava me mais facilidade, nao sei se elas se dao bem com o gesso mas acho que nao ha problema.

o resultado foi este :D

[align=center]Hyperlinks sind nur für registrierte Nutzer sichtbar[/align]

[align=center]Hyperlinks sind nur für registrierte Nutzer sichtbar[/align]

ainda nao está acabado mas estou contente com a evoluçao que está a levar.

Agora so tenho uma questao, será que a devo colocar ja la dentro? e depois tapar com um pano preto para lhe dar escuridao?

Ou será que so a devo colocar depois de ter as primeiras obreiras? tenho receio de depois nao ter tanta facilidade para colocar o vidro por cima sem que nenhuma tente escapar, apesar de ir levar silicone a volta.

De qualquer das maneiras vou iniciar a contruçao de mais dois, à cerca de duas semanas depois das chuvas o meu pai encontrou mais uma rainha e lembrou se de ma trazer, ja tenho mais uma hospede para dar casa

:lol:

Peço imensa desculpa pela dimensao de texto e muito obrigado pelos concelhos :wink:
moustax
newbie
newbie

Beitragvon ANToine » 18. Nov 2007 21:58

caixas de rolos fotograficos (nao sabia dos tubos de ensaio)

É bem melhor c/ tubos de ensaio

colokei um pouco de algodao embebido em agua com açucar e coloquei la dentro junto com as rainhas.

com AS rainhAS?? tens varias juntas?

reparei que algumas beberam do liquido

depois de beberem (ou mmo k não bebam) retira o algod~

os que vi eram feitos de cimento branco, mas eu resolvi fazer de gesso pois dava me mais facilidade, nao sei se elas se dao bem com o gesso mas acho que nao ha problema.

Gesso "espalha" melhor a humidade (nas especies em geral é melhor), mas mto cuidado com a humidade a + nas messor

Agora so tenho uma questao, será que a devo colocar ja la dentro? ... Ou será que so a devo colocar depois de ter as primeiras obreiras? tenho receio de depois nao ter tanta facilidade para colocar o vidro por cima sem que nenhuma tente escapar, apesar de ir levar silicone a volta.

Cola primeiro com silicone... deixa secar bem... só depois ligas a entrada (suponho k tenhas deixado 1 tubo de entrada/saida) ao local onde está a rainha (tubo de ensaio por ex) e deixa k se mude kando kizer (se ela se sentir bem onde ta pode demorar mto). Este é o metodo + seguro... existem outros :) como o "forcing" :D ...
mas fora tudo isso, o k não deves é sujeitar as formigas ao "cheiro" k o silicone ou a cola liberta antes de secar. Por isso com "forcing" ou não, 1º finaliza bem o formigario.

Abraçs
ANToine
member
member

Zurück zu Ajuda para o inicio