As formigas (essas espécies) não são melindrosas

;. Eu tenho essas espécies e principalmente para as níger, basicamente a verdade é q qq coisa serve (eu fui buscar terra a um terreno perto de casa) desde que não tenha pesticidas ou assim…. Em relação as messor – só não querem mta humidade (+ arejado).
Em relação ao Inverno (nestas espécies) tb não é nada dramático manter a colónia em casa, a menos que a casa seja mto quente (aq central sempre ligado ou assim….). A minha colónia de níger fica todo o ano no escritório . mmo dentro de casa no Inverno arrefece, e elas reduzem drasticamente a actividade – se tal não acontecesse já poderia haver algum problema , mas assim tss bem)
MAS se mmo assim queres levar as coisas à risca, podes coloca-las num sitio fresco como por ex: garagem; marquise (sem apanhar sol – dentro dum armário ou assim…); próximo de janela (sempre fechada), até mmo no frigorifico (na parte dos vegetais) ESTA ULTIMA DEFINITIVAMENTE NÃO È necessária para a níger ou messor

;
A mma coisa p a terra, se quiseres jogar pelo seguro ferve a terra primeiro (sempre destrói algns fungos e microrganisms) – para mim isto é tudo um exagero, pois as níger na realidade estão lá fora na terra, debaixo dos passeios e até no lixo

;. As níger são das espécies mais resistentes e mais fáceis de manter… só querem comida e humidade. Enquanto q outras espécies já requerem cuidados mto especiais.
Em relação às messor, parto do princípio que tens uma pequena colónia visto estares a falar no plural. Se fosse só uma rainha (messor barbarus) a conversa era outra.
PS:
portuguese Forum » Ajuda para o inicio » Opinião do consumidor