[ajuda]queria saber se fiz bem

[ajuda]queria saber se fiz bem

Beitragvon karikas » 17. Apr 2012 13:25

Olá o meu nome é André e sou um completo iniciado no mundo das formigas .

Á dias vi um documentario sobre formigas e fiquei apaixonado...
Comecei logo a fazer os planos para criar um formigueiro artificial e acabei por o construir, mas nao sei se o construí da forma apropriada :(
Por isso vim pedir-vos ajuda...
O formigueiro tem 50 cm de largura e 40 de altura, 50 de largura, e 2 cm de espessura (entre os vidros).
Tem duas saidas atravez de tubos transparentes um deles ( o que vai fique sobterrado, o mais pequeno) está ligado a uma garrafa de aguá para garantir a humidade constante e o outro está ligado a zona de alimentação.
O formigueiro tem 4 respiradores e um tubo (nao vai aparecer na foto) com vários furos o que simulara a chuva ( tambem para manter a humidade)...
Bild
Estava a pensar encher o formigueiro de areia para obter um bom contraste ...
Se este não for um bom habitat por favor digam-me
karikas
member
member

Land: Portugal (pt)
Danke bekommen: 0 Danke

Re: [ajuda]queria saber se fiz bem

Beitragvon sharkhunt999 » 17. Apr 2012 14:55

boas karikas

estas a ir num bom caminho karicas, tens de também saber, a espécie que vais la colocar e ai sim tens de jogar com as condições da respectiva. e vais ligar o teu formicario a um terrario?

cumps bem vindo ao mundo :)
se quizeres mais info aparece no meu blog e junta te :)
Hyperlinks sind nur für registrierte Nutzer sichtbar
sharkhunt999
member
member

Beitragvon karikas » 17. Apr 2012 18:09

Pois isso é o problema principal, eu não sei que especie de formigas vou meter porque não percebo nada disso XD

Eu vivo no sul de Portugal e gostava de saber que especie recomendavam...
Eu queria umas que se reproduzissem depressa e em muita quantidade :S
Mas nao queria umas muito pequenas :S

sempre posso encher com areia ??

Sim vou ligar a um terrário onde será a areá de alimentação :)
karikas
member
member

Beitragvon sharkhunt999 » 17. Apr 2012 19:59

boas

pois , olha eu tenho umas que apanhei dia 1 de abril e no dia 14 puseram ovos, estao a desenvolver muito depressa ve ai nuns topicos que pus na discussao geral, tenho la fotos das que tenho são porreiras, são mais pequenas que as messor barbarus e maiores que lasius niger (para mim são mt pequenas) ve nas fotos, eu ainda n descobri o nome da especie, tou inclinado para Messor ebenius, são granivoras.

qt a areia, faz tipo uma mistura de areia com terra dessa que encontras nos terrenos por ai mas deves lavar bem a terra até devias de ferve la para não crescer fungos
ou entao nas casas de aquarios compras areia mesmo, mas qd puseres deves humidificar ( n compres area de aquarios agua salgada)

cumps
sharkhunt999
member
member

Beitragvon karikas » 17. Apr 2012 22:55

São exatamente o que pretendo :)

E em que zona do pais apanhas-te essas formigas?

Vi que apanhas-te a tua formiga fora do formigueiro mas eu ainda não vi nenhuma por aqui (arredores de evora)

Posso misturar areia das obras com terra (daquela clarinha ) meto tudo num tacho e fervo correto ???
karikas
member
member

Beitragvon sharkhunt999 » 17. Apr 2012 23:12

Boas

n sei como estaão os teus conhecimentos sobre as formigas, mas pelo que vi ainda tens que ler umas coisitas, :). existe uma epoca do ano em que grande parte das formigas libertam as suas futuras rainhas para que elas fundem novas colonias noutros locais, esta epoca, normalmente é sempre durante as primeiras chuvas do ano, ocorrem normalmente durante outubro-Novembro.

Mas existem as vezes casos, que elas podem sair noutras epocas ou é mesmo pr´pio da especie ou podem se enganar, como cá em Portugal esteve uma serie de meses sem chuver e dp só chuveu em abriil que as pode ter levado a sair agora, mas como te digo até pode ter sido normal. em abril aproveitei e apanhei algumas e reparei que eram só desta especie, embora ainda apanhei uma diferente que acabou por morrer :S.

quanto areia, sim podes fazer isso, das uma fervura para matar bacterias, fungos e outros e dpois usas :)
Sequizeres arronjo te umas destas:)

qql duvida dispoe smp, no que puder ajudo te :)

ah, eu sou de faro :)
sharkhunt999
member
member

Beitragvon karikas » 17. Apr 2012 23:40

Hum estou a entender... nesse caso acho que irei aceitar a tua proposta mandei-te um pm :)

Muito obrigado pela ajuda por agora estou esclarecido :)
karikas
member
member

Zurück zu Ajuda para o inicio