Viva,
novato por aqui e novato na mirmecologia, ou melhor: na mirmecomania. Em miúdo tive vários formicarium em frascos de compota untados com vaselina e cobertos de meias de nylon. Obtinha as formigas, normalmente, por assalto a formigueiros, onde procurava a rainha e trazia o resto que podia. Não era o único animalzinho que trazia para casa mas era mais um e que durava uns anos. Depois, ironicamente virei biólogo e deixei-me disso.
Quem me trouxe de volta foi uma prenda que deram ao meu sobrinho: um formigarium de gel. Assumi a função de tio e lá fui à caça de formigas. Tenho 60 e tal fêmeas em tubos de iniciação, apanhadas no último mês. O vício espalha-se e há uma série de amigos candidatos à tentativa de manutenção de uma colónia. Claro está que vou manter algumas colónias cá por casa

. Contudo, percebo muito pouco de formigas e, por isso, é provável que comece a aparecer com perguntas. Vou tentar que sejam pouco imbecis.
No entretanto já tenho vários formigueiros de gesso em recipientes de policarbonato prontinhos para as novas colónias. Ainda não me dediquei profundamente à identificação do que cá existe mas creio que tenho: Lasius Niger, Formica fusca e eventualmente Lasius emarginatus (creio!). Também tenho duas colónias com duas fêmeas daquilo que creio serem Solenopsis fugax. Uma outra também minúscula que desconheço o que seja. Tudo isto por tentativa empírica de comparação com imagens da web.
Ainda não consegui tropeçar nas Messor mas vou ver se chego ao fim do verão com algumas. Também tenho que ver se uma colónia de Formica sanguinea (creio) que há aqui perto lança umas rainhas.
Pedia ao
jackingreen que me enviasse, por favor, o tal guia. Ajudaria imenso nesta altura.