Formigas de Portugal

Re: Formigas de Portugal

Beitragvon Regina » 13. Jul 2010 21:37

Boas!

Não quero desviar-me do tema mas tenho uma pergunta a fazer.

No fim de semana passado perdi-me na Serra do Caldeirão (Algarve) e em desespero saí do carro e sentei-me na berma a respirar fundo...qual não foi o meu espanto quando vi que havia umas formigas ENORMES a deambular por alí. Tinham cerca de 1,5 cm e umas pernas altíssimas (o corpo ficava muito longe do chão que as formigas que conheço), pareciam umas formigas Todo-o-Terreno.
Estupidamente fui com uma palhinha tocar numa (à espera que ela fugisse assustada)...Fiquei brutalmente surpreendida quando ela "mordeu" a palhinha numa atitude agressiva.
Sou do Algarve e nunca tinha visto nada parecido sequer...Alguém sabe dizer-me que formigas poderão ser estas?
Obrigada

R
Regina
newbie
newbie

Land: Portugal (pt)
Danke bekommen: 0 Danke

Beitragvon mozzkito » 13. Jul 2010 23:53

Viva,
novato por aqui e novato na mirmecologia, ou melhor: na mirmecomania. Em miúdo tive vários formicarium em frascos de compota untados com vaselina e cobertos de meias de nylon. Obtinha as formigas, normalmente, por assalto a formigueiros, onde procurava a rainha e trazia o resto que podia. Não era o único animalzinho que trazia para casa mas era mais um e que durava uns anos. Depois, ironicamente virei biólogo e deixei-me disso.
Quem me trouxe de volta foi uma prenda que deram ao meu sobrinho: um formigarium de gel. Assumi a função de tio e lá fui à caça de formigas. Tenho 60 e tal fêmeas em tubos de iniciação, apanhadas no último mês. O vício espalha-se e há uma série de amigos candidatos à tentativa de manutenção de uma colónia. Claro está que vou manter algumas colónias cá por casa :). Contudo, percebo muito pouco de formigas e, por isso, é provável que comece a aparecer com perguntas. Vou tentar que sejam pouco imbecis.
No entretanto já tenho vários formigueiros de gesso em recipientes de policarbonato prontinhos para as novas colónias. Ainda não me dediquei profundamente à identificação do que cá existe mas creio que tenho: Lasius Niger, Formica fusca e eventualmente Lasius emarginatus (creio!). Também tenho duas colónias com duas fêmeas daquilo que creio serem Solenopsis fugax. Uma outra também minúscula que desconheço o que seja. Tudo isto por tentativa empírica de comparação com imagens da web.
Ainda não consegui tropeçar nas Messor mas vou ver se chego ao fim do verão com algumas. Também tenho que ver se uma colónia de Formica sanguinea (creio) que há aqui perto lança umas rainhas.

Pedia ao jackingreen que me enviasse, por favor, o tal guia. Ajudaria imenso nesta altura.
mozzkito
newbie
newbie

Beitragvon zepedro » 19. Sep 2010 02:24

Se alguem me pudesse mandar esse guia tambem ficava agrecido :)
zepedrowdp@gmail.com
zepedro
member
member

Beitragvon skybird » 1. Okt 2010 20:43

boas qual é o guia que queres
skybird
newbie
newbie

Beitragvon jackingreen » 5. Okt 2010 20:15

Ja te enviei zepedro..desculpa a demora, mas é mais facil o pessoal enviar-me PM que eu recebo notificação no meu email :) ..e como nem sempre ando por aqui é mais complicado!!
jackingreen
member
member

Beitragvon jackingreen » 5. Okt 2010 20:18

Já agora..se estou em falta com alguém, avisem, posso não ter reparado.
jackingreen
member
member

Beitragvon skybird » 10. Okt 2010 23:30

boas pessoal estou em barclnaa viver e tambem gostaria de ter esse manual.
ja agora estou a criar
3 colonias de Lasius niger
1 colonia de [lisus]Lasius flavus
e tenho 35 reinas [massus]Messor barbarus

p.s esta semana um companheiro aqui de espanha com as lsuis comprovu que elas com polgoes quase que nao mataram nenhum e os passeiam por a rosa ao melhor vao entar em "mutuo acordo"
skybird
newbie
newbie

Beitragvon Pedr0kaz » 10. Nov 2010 21:23

Boas, eu sou novo por aqui mas espero ter a minha colónia daqui a pouco tempo ,
entretanto ando a recolher info , se me puderem mandar esse tal boletim de entomologia
com as formigas de portugal agradecia.

Eu estou a contar em apanhar rainhas e fazer tudo por mim, nao sei se me vou safar! :D

O meu email é
pedro.valdrez@gmail.com

Melhores cumprimentos e abraços
Pedr0kaz
newbie
newbie

Beitragvon bzaina5 » 12. Okt 2013 12:32

Boas! Eu sei que este tópico está morto, mas só o encontrei agora e da-me jeito conhecer mais amantes de formigas portugueses!
Sou novo nestas andanças, e recolhi o que suponho ser 2 rainhas de Lasius Niger aqui em Portugal (Leiria), agora que vejo mais ao pormenor estou com problemas na identificação das mesmas, estou na duvida se são mesmo Lasius Niger, daqui a pouco coloco fotos das mesmas. Elas são todas pretas e são rainhas pois encontrei na época de voo nupcial e têm o torax gigante etc...
Alguém me poderia disponibilizar o "COLLINGWOOD, C.A. & A. PRINCE 1998. A Guide to Ants of Continental Portugal. Boletim da Sociedade Portuguesa de Entomologia, Suplemento nº 5: 8-49. " ??
Aqui está o meu email: pc_carting@hotmail.com

Cumprimentos!
bzaina5
newbie
newbie

Beitragvon deAbreu » 17. Okt 2013 01:08

boas mandei te um mail...

entretanto coloca as fotos para a malta ver, quando ao boletim da SPEN falei com eles a cerca de 1 mes, e nao existe disponivel a nao ser em algumas faculdades que o possam ter. Nao tenho tido muito tempo mas quando puder ir aqui a uma universidade perto ver se o aranjo...

Bem vindo ao mundo das formigas
deAbreu
member
member

Vorherige

Zurück zu Ajuda para o inicio