Lasius flavus em tubo

Lasius flavus em tubo

Beitragvon Psynapse85 » 30. Mär 2009 23:24

Boas. Recentemente perguntei no forum ingles se havia algum problema de no tubo onde está a rainha e as obreiras (cerca de 12) não ter o algodão com água e eu ver que as formigas não saiam no tubo para ir buscar alimentos e água nem para si, nem para a rainha e limitaram-se a dizer que as formigas eram muito tímidas e que saiam de noite, eu é que não via.

Venho então aqui expor as minhas dúvidas. O tubo onde vieram tem um algodão que já está seco, mas elas não saem por nada, mesmo tendo água e alimento no outworld, onde está o tubo de ensaio. Deverei colocar um algodão com água mesmo dentro do tubo de ensaio? água na solução de mel? Deverei esperar? As temperaturas são normais, o outworld tem uma cama de areia seca, mas o formicario agregado tem moist. O set up já está montado e está num sítio onde apanha alguma luz não directa (não as queria stressar muito, pelo que tem meia luz).

Agradeço resposta, pois tenho receio de proceder mal. :mrgreen:
Psynapse85
member
member

Land: Portugal (pt)
Danke bekommen: 0 Danke

Werbeanzeige: Lasius niger (Black Garden Ant)

Re: Lasius flavus em tubo

Beitragvon thecowmaster » 31. Mär 2009 21:17

acho que ja te responderam la, nao ja?
thecowmaster
member
member

Beitragvon Psynapse85 » 31. Mär 2009 22:25

A resposta que me deram foi a que eu já escrevi. No entanto, eu próprio me certifiquei de que as formigas não tinham saído do tubo, ao espalhar um pouco de farinha de trigo na areia, para ver vestígios de trilhos e nada (como eu já pensava). Foi por isso que pedi uma segunda opinião.

Na tua opinião, o que é que tu achas? Face a elas não terem saído.
Psynapse85
member
member

Beitragvon thecowmaster » 2. Apr 2009 16:25

eu acho que é normal...

ha gente que esperou 1 ano para elas se mudarem...

é preciso ter pacencia
thecowmaster
member
member

Beitragvon Psynapse85 » 2. Apr 2009 17:15

Repara, a questão não é elas saírem ou não, porque eu não tenho pressa nenhuma. A questão é elas conseguirem sobreviver sem água e sem comida, que é o que elas não têm no tubo neste momento, apenas no exterior. Noutro forum aconselharam-me a não colocar nada no tubo e a soprar/abanar o tubo para ver se elas dispersavam e eram obrigadas e explorar. Isto dito pelos veteranos la do sitio. Mas prefiro perguntar a alguém antes de expor as formigas a um stress destes, que não sei ser fidedigno.
Psynapse85
member
member

Beitragvon thecowmaster » 2. Apr 2009 23:00

bem eu nao sou veterano...

Elas vivem na boa com a comida e água fora do sitiu (em principio). Mas é uma boa ideia submete-las ao stress de vez enquando.
thecowmaster
member
member

Beitragvon mesquita » 6. Mai 2009 15:28

repara que elas não "necessitam" mesmo de lá ir beber a agua directo ao charco... desde que exista humidade no ambiente onde estejam... elas tem a agua de que precisam... eu tive lasius niger e flavus que levaram alguns 6 meses para sair do tubo e vir lorear a pevide à rua, por exemplo as myrmica rubras, foi só destapar o tubo e ainda me morderam!
mesquita
member
member

Beitragvon Luis Maria » 6. Mai 2009 15:40

thecowmaster hat geschrieben:bem eu nao sou veterano...

Elas vivem na boa com a comida e água fora do sitiu (em principio). Mas é uma boa ideia submete-las ao stress de vez enquando.

NUNCA é boa ideia submetê-las ao "stress" se queremos que a colónia cresça bem e seja saudavel. Na natureza elas encontram eventualmente fontes alternativas de agua mas, em cativeiro só aquela que nós lhe damos. Falta de agua e calor podem matar rapidamente uma colónia. Morrem mais depressa de falta de agua que de falta de comida.
Luis Maria
member
member

Beitragvon Luis Maria » 6. Mai 2009 15:45

Psynapse85 hat geschrieben:Repara, a questão não é elas saírem ou não, porque eu não tenho pressa nenhuma. A questão é elas conseguirem sobreviver sem água e sem comida, que é o que elas não têm no tubo neste momento, apenas no exterior. Noutro forum aconselharam-me a não colocar nada no tubo e a soprar/abanar o tubo para ver se elas dispersavam e eram obrigadas e explorar. Isto dito pelos veteranos la do sitio. Mas prefiro perguntar a alguém antes de expor as formigas a um stress destes, que não sei ser fidedigno.

Não sei em que forum te aconselharam isso mas é uma ideia maluca, em especial se forem Messor barbarus. As jovens colónias nos tubos deve evitar-se qualquer perturbação. É a fase mais sensivel da vida da colónia, quando só existe a rainha ou esta e poucas operárias.
Luis Maria
member
member

Beitragvon thecowmaster » 6. Mai 2009 20:50

bem eu vi num forum, e acho que tambem diz que no livro "principals of keeping ants", que para tirá-las do tubo, podia-se fazer com que o tubo fica-se mais seco que o formicario. De modo a fazê-las sair.

Isto pode ser considerado stress
thecowmaster
member
member

Beitragvon Luis Maria » 11. Mai 2009 14:51

Isso é diferente se queres fazê-las sair. Desculpa mas não tinha percebido. Em geral para elas sairem basta destapar o tubo e coloca-lo na Adc (área de caça) mas por vezes são necessárias medidas mais drásticas. Em regra abrindo o tubo e se as condições no tubo já não são favoraveis (falta de água) elas saiem sozinhas. Pode acontecer que havendo água na AdC elas bebam e voltem para o tubo. Aí a melhor solução é deixa-las ficar até que decidam mudar-se.
Luis Maria
member
member

Beitragvon Psynapse85 » 13. Mai 2009 11:11

Bem, se calhar não fui bem compreendido.
Eu tinha um grupo de obreiras nos algodões da água e de solução com mel que não saia de lá. E tinha dentro do tubo, a rainha com o resto das obreiras. O grupinho rebelde do exterior acabou por morrer lá sabe deus porquê, enquanto que a rainha continuava impávida e serena no tubo. Como ninguém até á data me soube explicar o porquê das formigas terem saído do tubo e se terem deixado no exterior, eu resolvi então passar a colocar o alimento dentro do tubo e um algodão á entrada do tubo. Não só continuo com o mesmo número de obreiras, como já tenho algumas (não muitas) pupas em desenvolvimento.

A minha intenção nunca foi mover a colónia. O meu espanto eu olhar para o tubo, ver aquilo completamente seco e as formigas que supostamente tinham ido «buscar água» não voltarem...e morrerem após uns dias, o que é estranho. E dentro do tubo não existia humidade nenhuma, pois estávamos naqueles dias de calor...e eu estava à espera que elas fizessem o seu trabalho...

E quanto à ideia de as abanar/soprar, foi num forum de myrmecology, pois aqui ninguém me respondia. E no separador inglês apontaram algumas coisas, mas que eu já tinha feito. E não, não são messor barbarus. No título diz lasius flavus.
Psynapse85
member
member

Werbeanzeige: Lasius niger (Black Garden Ant)

Zurück zu Ajuda para o inicio