adsg hat geschrieben:Olá Viva,Formicidae hat geschrieben:Olá,
Gostaria de saber se existe mais gente por aqui de Portugal, que possa estar interessdo em partilhar experiências e discussões sobre formigas.
Um abraço a todos.
Sim, eu finalmente arranjei tempo para ter formigueiros, ou será formicários? - falta-me agora arranjar tempo para fazer um website ... mas entretanto podemos utiliar este forum para trocar ideias.
O meu principal problema neste momento é a identificação das formigas - arranjar uma chave para as espécies em portugal seria o mais importante, se conhecerem aluma à mão digam-me.
Os formicários que neste momento tenho são todos de Aphenogaster Iberica (pelo menos é a conclusão a que cheguei utilizando as chaves espanholas).. comem insectos, água com mel , etc.. descobri que se colocar água dentro do formicário elas têm o comportamento de a taparem com areia... como medo de se afogarem?
Cumprimentos,
asg
Formigueiro usa-se em geral para uma colónia livre (selvagem) e formicário para o recipiente em que se faz a criação de formigas.
Há mais gente em Portugal a fazer criação de formigas. Se procurares neste mesmo forum encontras escritos de varios criadores, de norte a sul. Só não conheço gente das ilhas mas até há um algarvio, que por sinal, tem bastantes espécies portuguesase exoticas - o Mesquita.

como se fosse há um ano ou dois, que era quando funcionava