Bem hoje na hora de almoço, fui ver se apanhava umas obreiras Linepithema humile, para ver se elas eram realmente essa espécie, e deparo-me com uma rainha imóvel no parapeito da minha janela!
Já á uns anos que andava a ver se via rainhas por ai e nada, e quando menos esperava, uma ali ao frio xD.
Por o que ouvi dizer tenho de apanhar 10 obreiras para ela arrancar com a colónia.
Bem lá tentei apanhar umas quantas, e apanhei uma carrada delas, coloquei as no frigorífico para acalmarem um bocado antes de juntar com a rainha, mas deixei passar o tempo um bocado demais, quando fui a ver já estava quase tudo morto LOL. Voltei lá, tentei apanhar mais coloquei-as num tubo de ensaio, e deparo-me que o tubo de ensaio tinha água ou um material colante. Basicamente, apanhei uma carrada e obreiras mas tenho azar com elas todas. Vamos lá ver se algumas das sobreviventes realmente sobrevivem.
Senão amanha tenho de ir apanhar mais >.<
Não estou habituado a formigas tão pequenas, um bocadinho de água a mais e ficam todas coladas ao tubo.
As minhas obreiras mais pequenas da espécie Camponotus cruentatus, são maiores que a rainha quase duas vezes.