Caros Amigos,
Parecendo que este cantinho tem alguns conhecedores e experimentadores na arte de lidar com as formigas num ambiente controlado de um formigueiro "caseiro", tomo a liberdade de colocar aqui uma mensagem em jeito de pedido de ajuda e simultaneamente desafio.
O que se passa, é que num projecto em que estou envolvido, com a temática lúdica do açúcar, iremos abordar diversos temas. Esse projecto será um espaço que percorre vários Centros comerciais, e onde uma das vertentes será a alusão à formiga, como sendo um dos animais que imediatamente o cidadão comum associa ao açúcar.
Com corversas com o João Cappas já sei que a formiga que gosta mesmo do açúcar é a formiga doméstica (que veio da Argentina), aquela que as pessoas mais vêm a invadir a sua casa, e as outras espécies não são assim. Mas realmente a cultura popular criou esta "ligação" formiga - açúcar.
Ora o desafio que tenho em mãos passa por construir um formigueiro para a exposição, com espécies que sejam "interessantes" para um público essencialmente infantil (de escolas de 1º ciclo) e que o formigueiro tenha bom aspecto para ser enquadrado na exposição. Sendo completamente leigo nesta matéria, tenho andado a estudar as possibilidades para construir o dito formigueiro e tê-lo replecto de formigas para altura do evento que vai decorrer no início de Dezembro de 2008. Já me disseram q é uma altura complicada para ter formigas activas.
Estou a começar a construir um formigueiro horizontal em gesso a ver o que dá.
Ora até agora só tenho encontrado obstáculos e falta de informação. Assim as coisas parecem complicar.
É aqui que surge o meu pedido de ajuda em dois sentidos:
1- Ajuda para construir o meu próprio formigueiro
2- Empréstimo de um ou mais formigueiros em funcionamento e com vida activa que possa ser usado na exposição. Poderemos conversar sobre as condições em que isto de poderia efectivar.
Um abraço a todos e um obrigado adiantado a todos os que os que me puderem ajudar.
Atenciosamente,
Hélder Bernardo
Hyperlinks sind nur für registrierte Nutzer sichtbar
Hyperlinks sind nur für registrierte Nutzer sichtbar