Formigas de Portugal

Formigas de Portugal

Beitragvon Formicidae » 18. Jul 2005 23:09

Olá,

Gostaria de saber se existe mais gente por aqui de Portugal, que possa estar interessdo em partilhar experiências e discussões sobre formigas.

Um abraço a todos.
Formicidae
newbie
newbie

Land: Portugal (pt)
Danke bekommen: 0 Danke

Beitragvon adsg » 17. Jan 2006 16:27

Formicidae hat geschrieben:Olá,

Gostaria de saber se existe mais gente por aqui de Portugal, que possa estar interessdo em partilhar experiências e discussões sobre formigas.

Um abraço a todos.
Olá Viva,

Sim, eu finalmente arranjei tempo para ter formigueiros, ou será formicários? - falta-me agora arranjar tempo para fazer um website ... mas entretanto podemos utiliar este forum para trocar ideias.

O meu principal problema neste momento é a identificação das formigas - arranjar uma chave para as espécies em portugal seria o mais importante, se conhecerem aluma à mão digam-me.

Os formicários que neste momento tenho são todos de Aphenogaster Iberica (pelo menos é a conclusão a que cheguei utilizando as chaves espanholas).. comem insectos, água com mel , etc.. descobri que se colocar água dentro do formicário elas têm o comportamento de a taparem com areia... como medo de se afogarem? :)

Cumprimentos,
asg
adsg
newbie
newbie

Beitragvon Monge » 10. Feb 2006 20:50

Oi. Também estou por cá. Ando a pensar em montar um formicário. Até lá, vou recolhendo informação. Abraço a todos!
Monge
newbie
newbie

Just starting!

Beitragvon Alytes » 4. Mär 2006 16:34

Olá Formicidae.

Sou um estudante novato com formigas. Estou a pensar construir pela primeira vez um formigueiro e fazer umas experiências com controlo de afídeos e interacções inter-específicas. Mas tenho imensas dúvidas que ainda n satisfiz por investigação deficiente, mas talvez me possas ajudar.
Estava a pensar comprar duas rainhas de Lasius niger neste site. Achas que é seguro esperar que a colónia se forme apenas com a rainha? Pelo que li esta espécie tem o comportamento de mutualismo com os afídeos certo? E outra dúvida é se esta espécie existe em Portugal e não estarei a fazer porcaria ao trazer uma espécie exótica para o país.
Obrigado pela disponibilidade desde já.

Abraços

Helder Duarte
Alytes
newbie
newbie

Beitragvon adsg » 6. Mär 2006 12:04

Olá Viva,

Sobre as formigas em Portugal, existe um guia que é :

COLLINGWOOD, C.A. & A. PRINCE 1998. A Guide to Ants of Continental Portugal. Boletim da Sociedade Portuguesa de Entomologia, Suplemento nº 5: 8-49.

mas que curiosamente ainda não consegui comprar - pede-o através do e-mail da SPEN que é spen@fc.ul.pt.

Quanto à espécie penso que só existirá no alentejo, vê no site da pessoa que mais percebe de formigas em portugal (Hyperlinks sind nur für registrierte Nutzer sichtbar) ele já lidou com elas.

No entanto, no artigo Hyperlinks sind nur für registrierte Nutzer sichtbar não é reportado nada sobre a existência delas :)

Um abraço e não te esqueças de partilhar conosco as tuas experiências..
António Gonçalves
adsg
newbie
newbie

Lasius

Beitragvon Alytes » 6. Mär 2006 23:26

Oi António

Já estive na conversa com o Formicidae e ele já me mostrou a lista de espécies portuguesas e deu-me esse site do João Cappas.

A Lasius flavius é boa para o que eu quero.

A ideia era estudar a eficácia de predação de joaninhas sobre pulgões verdes numa planta quando existe uma colónia de formigas a mugir os pulgões e a defendê-los, e quando esta n existe no sistema. Com interesse no controle de pragas claro. O meu problema é o tempo que demora ter um formigueiro a funcionar, tempo que não temos. Para podermos fazer este trabalho teríamos que ter um formigueiro destes já a funcionar normalmente e não em fase de formação. Para pena minha, porque a ideia era mto interessante.
Felizmente tenho outras ideias, mas que n envolvem formigas. Estava a pensar estudar eficácia de predação de estádios larvares de joaninhas, que tb são predadores activos dos pulgões verdes, ou então comparar eficácia de predadores generalistas, nomeadamente louva-a-deus e aranhas saltadoras, sobre uma mesma presa. Mas fico com mta pena de n poder fazer esta experiência com o formigueiro. Mas agora estou tentado a comprar uma colónia das Lasius flavus para me divertir a fazer um formigueiro cá em casa. :wink:
Se fizer alguma coisa eu vou dando notícias aqui no fórum.

Obrigado pela informação aos dois Formicidae e António.
Abraços
Helder Duarte
Alytes
newbie
newbie

Beitragvon jp.maia » 8. Jan 2007 04:48

Finalmente, portugueses, que curtem aki a cena. BiBa a Formiga!!!!!! :sign_welcome:

É preciso é começar a aparecer..... :director:
jp.maia
newbie
newbie

Olá

Beitragvon Formiga_Insegura » 4. Apr 2007 22:36

Sou novo neste grande e maravilhoso Mundo.
Há alguns anos que sou um amante das Formigas, tendo devorado todos os sites, documentários, etc, etc. Até há bem pouco tempo não tinha qualquer ideia de vir a ter um Formicário. Contudo, essa ideia agora não me sai da cabeça. Já construí dois, muito arcaicos é certo, mas cumpriam a sua missão. Falta-me, talvez, aquilo que considero impossível e que tem sido uma missão sem sucesso. Arranjar uma rainha, seja ela de que espécie for. Queria tê-la arranjado em Setembro / Outubro passados, por altura da fecundação, mas não tive sorte. Já escavei algumas vezes e sempre sem sorte. Alguém me pode ajudar?

Muito Obrigado
Formiga_Insegura
newbie
newbie

Beitragvon ANToine » 9. Apr 2007 21:45

http://www.antstore.net/viewtopic.php?t=4741

______________________________________ :horseman:
ANToine
member
member

Beitragvon jackingreen » 25. Mai 2007 14:10

Boas! Sou novato nestas andanças..
Em relação às formigas em Portugal, esse artigo cientifico COLLINGWOOD, C.A. & A. PRINCE 1998. A Guide to Ants of Continental Portugal. Boletim da Sociedade Portuguesa de Entomologia, Suplemento nº 5: 8-49. penso que se consegue arranjar..acho que tenho acesso a ele pela universidade, se conseguir arranjar digo qualquer coisa aqui no Forum..em relação à ilha da Madeira,alguém sabe que formigas existem cá?
Um abraço
jackingreen
member
member

Beitragvon jackingreen » 31. Mai 2007 22:30

Boas outra vez..
Hoje tive observar umas formigas..ainda não sei a espécie..num local onde costumo escalar com os meus amigos..li que as formigas com asas perto dos formigueiros são machos..mas é normal essas formigas arrancarem as suas próprias asas,como observei?
Um abração
jackingreen
member
member

Beitragvon jackingreen » 10. Jun 2007 15:43

Boas de novo..
em relação à lista de formigas existente na Madeira,já arranjei..exitem cerca de 28 espécies, 10 nativas (2as delas endémicas,embora 1a
possivelmente extinta), e 18 espécies exoticas, aqui vai a lista:
Cardiocondyla emeryi Exotic
Cardiocondyla mauritanica Exotic
Hypoponera eduardi Native
Hypoponera punctatissima Exotic
Hypoponera sp. Exotic
Lasius grandis Native
Linepithema humile Exotic
Monomorium carbonarium Native
Monomorium subopacum Native
Monomorium pharaonis Exotic
Myrmecina graminicola Native
Paratrechina longicornis Exotic
Paratrechina jaegerskioeldi Exotic
Pheidole pallidula Native
Pheidole megacephala Exotic
Plagiolepis schmitzii Native
Pyramica membranifera Exotic
Solenopsis sp.1 Exotic
Solenopsis sp.2 Exotic
Strumigenys silvestru Exotic
Tapinoma madeirense Native
Technomyrmex albipes Exotic
Temnothorax unifasciatus Native
Temnothorax wollastoni Extinct
Tetramorium caldarium Exotic

Algumas curiosidades é que a especie endémica Tapinoma madeirense so se da em zonas altas,para cima de 1000m de altitude, e que as expecies exoticas estao mm confinadas às zonas baixas ate 500m e tiveram pouco impacto nas especies nativas..destas a Pheidole megacephala e a formiga argentina Linepithema humile sao os verdadeiros problemas, as outras exoticas so mm pequenas colonias e pouco disperso
A especie mais comum cá e q encontramos em quase todo lado é a Lasius grandis..este é dum estudo feito entre 2002 e 2006, e o artigo saiu este ano.

Em relação às especies ai no continente encontrei uma lista em:

Hyperlinks sind nur für registrierte Nutzer sichtbar

espero que dê jeito a alguém..ainda tou a tentar arranjar o artigo acima mensionado "A Guide to Ants of Continental Portugal"

sera que alguem podia arranjar ou dizer onde posso arranjar as chaves de identificação,cmo falaram em cima?

Um abração a todos
jackingreen
member
member

Beitragvon ANToine » 30. Jun 2007 01:56

Hyperlinks sind nur für registrierte Nutzer sichtbar (Não é mto mto completa mas vai servindo…)

_______________________________________________ :horseman:
ANToine
member
member

"A Guide to Ants of Continental Portugal"

Beitragvon jackingreen » 3. Jul 2007 22:12

Meus caros..ja arranjei o artigo:
"A Guide to Ants of Continental Portugal"
Por isso quem quizer que diga qq coisa..são 25 paginas, já as scanei por isso quem tiver interessado, dêem-me o vosso email, porque é um pedaço grande. Um abraço a todos
jackingreen
member
member

Beitragvon ANToine » 4. Jul 2007 00:16

...of course :D

member
member

Nächste