Construção de formicario

Construção de formicario

Beitragvon da Cvnha » 18. Dez 2010 23:04

Olá a Todos no forum.

Estou a construir um formicário e tenho algumas dúvidas que desde já agradeço a vossa ajuda.
Terá 70x50x6cm com ligação a um aquário com 20x20x30cm.
Agora as dúvidas que tenho:
- Como faço a porta de topo do formicário, sei que terá que ser em rede (não sei os microns) mas como fazer algo que seja estético, funcional e que não deixe as formigas escapar?
- o mesmo se aplica á porta do aquário que embora seja lateral requer os mesmos cuidados!
- posso colocar no formicário terra apanhada no campo? e até que nível deverei colocar terra, pois suponho que as formigas ao escavarem os túneis deverão retirar alguma terra tanto para a superfície como para o aquário, certo?
- Já ouvi falar em colocar bolas de barro no fundo do formicário para manter a humidade, qual é a vossa opinião?
- tenho lido que fazem por vezes o interior do formicário em gesso, construindo assim os túneis e galerias para as formigas, mas se eu não fizer nada disto e só colocar a terra as formigas acabarão por construir elas o formigueiro, é assim ou estou errado?

Antecipadamente grato pelo tempo que vão despender ás minhas questões,
Cumprimentos,
Carlos Cunha
da Cvnha
newbie
newbie

Land: Portugal (pt)
Danke bekommen: 0 Danke

Re: Construção de formicario

Beitragvon bonelli » 19. Dez 2010 00:35

Sim podes fazer com terra e elas fazem o resto ou então tens tu o trabalho de fazer as galerias em gesso ou yetong a teu gosto.Quanto a parte de cima eu faço os meu formigarios com uma tampa ( uma aba de 2 cm ) e coloco po talco e elas não saem, a humidade depende da especie que tens .
abraço
bonelli
newbie
newbie

Beitragvon da Cvnha » 19. Dez 2010 23:05

Obrigado pela ajuda,

Mas isto é como tudo é sempre muito mais fácil quando já estamos a ver, por isso não entendi muito bem essa técnica da borda com 2cm e pó de talco, se puderes explicar melhor ou então enviar alguma foto. desde já agradecia.
o meu email: da.Cvnha@sapo.pt

Quanto ás formigas estou a pensar numa espécie nacional e tentar com amais fácil que penso que é a Lasius niger, certo?

A terra tem que ser compacta ou basta encher o formicário?

Uma vez mais obrigado pela ajuda,
Cumprimentos,
Carlos Cunha
da Cvnha
newbie
newbie

Beitragvon bonelli » 20. Dez 2010 01:31

Fazes uma mistura de alcool com po talco e pincelas uma superficie e as formigas não conseguem subir , se colocares numa tampa mais dificil se torna .
Podes ver um formigario meu em inicio de hobby feito de ytong.
abraço
bonelli
newbie
newbie

Zurück zu Ajuda para o inicio