ANTSTORE World of Ants (F)  >> international forum (F)  >> portuguese Forum (F)  >> Discussão general (F)
 [1]   [2]   [3]   [4]   [5]   [6]   [7]   [8]   [9]   [10]   [11]   [12]   [13]   [14]   [15]   [16]   [17] 

Click to view full story of "Criadores de formigas"

mesquita: (22. Aug 2008 00:07)

As asas caem pouco depois, não é comodo para elas cavarem com as asas a dificultar os movimentos. Assim, deve ser uma princesa não fecundada.
Se for uma Messor e se está fecundada só começa a por ovos para o ano e após um período de repouso invernal.
Que diabo é "uma poda Pheidole pallidula ? Uma colónia? Uma rainha?
Há imensa informação na net e em outros forum. Experimenta por exemplo belgant.be

ahhhhh SUCESSO! hoje quando cheguei a casa do trabalho, fui meter água no algodão que ja para ali estava há uma semana abandonado e eis senão reparo que caiu 1 asinha e supressa das supressas, sobre o tal algodão 9 magníficos ovinhos todos muito juntinhos! acho que vamos ter criação!

"poda" expressão usada no jardim, assim tipo um raminho de uma planta para plantar uma nova árvore, claro que fica estranho em termos de formigas... e Pheidole pallidula são:

http://www.antstore.net/shop/images/product_images/popup_images/1161_0.jpg

comprei aqui na loja esta rainha e 3 obreiras...

ps: vou pedir emprestado uma câmara digital com uma boa macro para tirar umas fotos e meter aqui a pedir palpites sobre que espécie cá tenho.

melk9: Re: Camponotus Castaneus (22. Aug 2008 23:19)

Vejam as minhas camponotus castaneus.

Não são lindas? :)
Abraços

Soberbas. Parabens. :D
Donde são? Brasil? Que tamanho têm?

São do nordeste do Brasil. Bem, a rainha pode ter de 2 a 2,5 centímetros.
As operárias podem alcançar 1,5 cm. Na terceira foto você vÊ a rainha com duas operárias recém nascidas.
Abraços

mesquita: (23. Aug 2008 14:05)

melk9... e será possível a "exportação" para terras lusas de uma rainha dessas?

melk9: Re: (19. Sep 2008 21:49)

melk9... e será possível a "exportação" para terras lusas de uma rainha dessas?

Acho que você poderia ter problemas sérios com elas. Pois não precisam de umidade, e assim, se fugirem, ou quando chegar a época da revoada farão ninhos dentro do PC, de televisão, dvd, etc, estragando os aparelhos, pois são ambientes quentinhos como elas gostam, e seu clima é um tanto quanto mais frio, né? Mas se você quiser eu lhe mando. Somente lhe peço para ser cuidadoso, principalmente para que ela não prolifere no seu ecossistema... o que seria um desastre.
Mas aqui vão outras fotos da mais nova mamãe. A operária tem alguns minutos de nascida, veja como ainda está transparente:

Pic_16271_17.jpg

melk9: Re: (19. Sep 2008 21:54)

http://www.antstore.net/shop/images/product_images/popup_images/1161_0.jpg

Que lindas, hein Mesquita? Já tem um formicário para colocá-las? Estou num dilema: A minha rainha crematogaster também colocou um monte de ovos, e já nasceram as primeiras operárias, como vc pode ver na foto abaixo. Meu formicário é de gesso, logo extremamente seco, e dizem que as cremas precisam de umidade, outras pessoas dizem que não. Não tenho muita escolha senão experimentar, mas realmente não queria que elas morressem.

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_16271_15.jpg

Luis Maria: Re: Criadores de formigas (19. Sep 2008 23:44)

A Crematogaster é uma Crematogaster scutelaris? Se sim precisa de muito pouca humidade. Há cerca de uma semana encontrei um ninho grande de C. scutelaris na Fataca, freguesia de S.Teotónio, Odemira, num tronco morto e completamente seco. Creio que o gesso não é suficiente para as Cs ou no minimo terás de blindar o gesso.
Eu tenho Camponotus substitutus que é semelhante à Camponotus castaneus e tanbem não me importava de ter uma rainha de C. castaneus. Aqui elas dificilmente enxameiam. Se enxamearem a partir do formicário não vão longe e serão fáceis de controlar, se fugirem para o exterior morrem de frio no primeiro inverno. É por isso que tambem não me preocupo com as minhas Acromyrmex octospinosus tambem não iram longe se fugirem.

mesquita: Re: Criadores de formigas (20. Sep 2008 19:15)

melk9, aqui nem é muito frio... como é a parte mais a sul de portugal é bem pertinho de Marrocos faz sempre uma caloraça no verão, mas com o inverno acho que a bichinha não iria muito longe!

estou a usar aquários assim:

http://www.antstore.net/shop/images/product_images/popup_images/1446_0.jpg

comprei um aqui na shop da antstore, mas já fiz 5 replicas aumentadas, uma vez que ja contam na minha lista: a Lasius niger, a Lasius flavus, a Manica rubida, a Messor barbarus e a Myrmica rubra, sou novato nestas andanças de formigas e não conheço mais ninguém para trocar ideias e experiências.

Estou só à espera de umas lentes XPTOs que comprei no ebay para tirar fotos artísticas das cheitosas!

Lightmarcomaincrop24thMay3.jpg

marcoflashdemousephoto.jpg

deve ser bastante útil para fotografar as pequeninas... em relação a essa sua amiguinha, era uma boa, você não se importa de enviar?

Luis Maria: Re: Criadores de formigas (20. Sep 2008 20:09)

Mesquita
Não émuito frio mas felizmente as tropicais não sobrevivem lá fora, pelo menos a maior parte delas as que sejam mesmo mesmo tropicais e a C. castaneus de certeza que não.
Se tiver duvidas não tenhas problemas em perguntar. na2uilo que eu souber ajudo.
Conheço bem essa zona já tivemos uma casa em Carvoeiro.
O que é a foto que está por de baixo dos ninhos?

mesquita: Re: Criadores de formigas (21. Sep 2008 01:06)

luis, obg!

a foto que está por debaixo do formigario é uma lupa ampliadora com iluminação propria e suporte para maquina fotografia! ficou em +-35 dólares e 15 de transporte de hong kong a ver se não para na alfandega...

Luis Maria: Re: Criadores de formigas (22. Sep 2008 12:00)

Bem se Melk9 vai enviar uma bem pode enviar 2 dá o mesmo trabalho e pode ser que tenhamos sorte. Podem ir para aí e eu vou ao Algarve buscar sem problemas nenhuns.

[1]   [2]   [3]   [4]   [5]   [6]   [7]   [8]   [9]   [10]   [11]   [12]   [13]   [14]   [15]   [16]   [17]