ANTSTORE World of Ants (F)  >> international forum (F)  >> portuguese Forum (F)  >> Discussão general (F)
 [1]   [2]   [3]   [4]   [5]   [6]   [7]   [8]   [9]   [10]   [11]   [12]   [13]   [14]   [15]   [16]   [17] 

Click to view full story of "Criadores de formigas"

Luis Maria: Re: Criadores de formigas (20. Mai 2009 20:37)

Isso não se faz. Estás a destruir o formiguiro. É pilhagem. Esperas pelo aparecimento das fêmeas aladas e tentas apanhar uma fecundada.
Os Açores são quentes e humidos no verão mas estão longe de ser tropicais e muito menos no inverno.
Começa com uma espécie facil: Messor barbarus , Aphenogaster sp., etc.
Se gostas de coisas pequenas tens as Pheidole pall idula. Há também várias Lasius que são faceis.

ffoott: Re: Criadores de formigas (20. Mai 2009 20:44)

Não o destruí. Estava envolto em um tronco antigo e levantei-o. Mas a rainha suponho que estivesse no sub solo como é fotofóbica. Apenas tinha esperança que fosse sair se fizesse o chão tremer um pouco (isso fiz:P). Algo que estou curioso é o seguinte: eu apanhei algumas larvas e formigas desse mesmo formigueiro. Será que as formigas por verem que não têm rainha vão de imediato alimentar as larvas presentes a fim de se tornarem uma?

Tenciono começar com a Aphenogaster. Como tenho um formigário do genero dos que aqui vende de 65*2*40 penso que vai dar.

Luis Maria: Re: Criadores de formigas (20. Mai 2009 21:47)

Não. A produção de machos e fêmeas ferteis e alados só acontece em épocas especificas e um formigueiro sem rainha, na maior parte dos casos, morre passado pouco tempo.
Há algumas espécies em que uma ou mais obreiras podem começar a pôr ovos ferteis na ausência de uma rainha, mas são poucos.
Devias dedicar algum tempo a ler e a participar em Foruns e fazer uma busca na net sobre a espécie que pensas criar.

ffoott: Re: Criadores de formigas (20. Mai 2009 21:52)

Pois como eu li que as larvas se especificam conforme a alimentação pensei que isso pudesse resultar. Estou a tentar fazer isso;), mas ainda tenho muito a aprender, so agora me começei a dedicar a isso. As tuas espécies, compras-te alguma por aqui? Com os portes que cobram penso que seria mais facil pedir a alguem em portugal que já tivesse determinada espécie.

Luis Maria: Re: Criadores de formigas (22. Mai 2009 11:32)

Por vezes aparecem ofertas de rainhas ou de jovens colónias nas em Portugal só conheço 1 que em tempos teve para oferta rainhas de Messor barbarus .
Há outros como o kal que cobram menos de transporte.
Se és capaz de ler em francês recomendo-te o BelgAnt enquanto não aparece um forum de Portugal que valha a pena, pois o que conheço até agora é fraquinho mas sei que há um que está no "forno".

thecowmaster: Re: Criadores de formigas (22. Mai 2009 19:15)

eu conheço outros sites que vendem formigas, com o custo de transporte muito mais baixo.

Mas nao posso dizer aqui, se me mandares uma mensagem com o teu mail eu dou-te os links.

ffoott: Re: Criadores de formigas (23. Mai 2009 00:00)

não podes enviar por pm? se não, dou.t o mail sem problema;)

ffoott: Re: Criadores de formigas (23. Mai 2009 00:02)

Eu finalmente tive acesso a um estudo relativamente completo das espécies açorianas de formiga existem cerca de 14, e na minha ilha em particular existem a maior parte delas. Algo que achei interessante para um entusiasta da natureza como eu foi um pequeno microscópio portátil que vi na loja, parece ser muito pratico!

jcneto: Re: Criadores de formigas (17. Jul 2009 17:24)

Boas.

Alguem me pode dar umas dicas de onde se podem comprar rainhas com preços acessiveis (os portes tb)?
Estou interessado em começar com o hobbie e estou também interessado nas Messor barbarus.

Cumps,
José Neto

Luis Maria: Re: Criadores de formigas (17. Jul 2009 17:44)

Sim mas não aqui que é chato

[1]   [2]   [3]   [4]   [5]   [6]   [7]   [8]   [9]   [10]   [11]   [12]   [13]   [14]   [15]   [16]   [17]