Isso não se faz. Estás a destruir o formiguiro. É pilhagem. Esperas pelo aparecimento das fêmeas aladas e tentas apanhar uma fecundada.
Os Açores são quentes e humidos no verão mas estão longe de ser tropicais e muito menos no inverno.
Começa com uma espécie facil: Messor barbarus , Aphenogaster sp., etc.
Se gostas de coisas pequenas tens as Pheidole pall idula. Há também várias Lasius que são faceis.
Não o destruí. Estava envolto em um tronco antigo e levantei-o. Mas a rainha suponho que estivesse no sub solo como é fotofóbica. Apenas tinha esperança que fosse sair se fizesse o chão tremer um pouco (isso fiz:P). Algo que estou curioso é o seguinte: eu apanhei algumas larvas e formigas desse mesmo formigueiro. Será que as formigas por verem que não têm rainha vão de imediato alimentar as larvas presentes a fim de se tornarem uma?
Tenciono começar com a Aphenogaster. Como tenho um formigário do genero dos que aqui vende de 65*2*40 penso que vai dar.
Não. A produção de machos e fêmeas ferteis e alados só acontece em épocas especificas e um formigueiro sem rainha, na maior parte dos casos, morre passado pouco tempo.
Há algumas espécies em que uma ou mais obreiras podem começar a pôr ovos ferteis na ausência de uma rainha, mas são poucos.
Devias dedicar algum tempo a ler e a participar em Foruns e fazer uma busca na net sobre a espécie que pensas criar.
Pois como eu li que as larvas se especificam conforme a alimentação pensei que isso pudesse resultar. Estou a tentar fazer isso;), mas ainda tenho muito a aprender, so agora me começei a dedicar a isso. As tuas espécies, compras-te alguma por aqui? Com os portes que cobram penso que seria mais facil pedir a alguem em portugal que já tivesse determinada espécie.
Por vezes aparecem ofertas de rainhas ou de jovens colónias nas em Portugal só conheço 1 que em tempos teve para oferta rainhas de Messor barbarus .
Há outros como o kal que cobram menos de transporte.
Se és capaz de ler em francês recomendo-te o BelgAnt enquanto não aparece um forum de Portugal que valha a pena, pois o que conheço até agora é fraquinho mas sei que há um que está no "forno".
eu conheço outros sites que vendem formigas, com o custo de transporte muito mais baixo.
Mas nao posso dizer aqui, se me mandares uma mensagem com o teu mail eu dou-te os links.
não podes enviar por pm? se não, dou.t o mail sem problema;)
Eu finalmente tive acesso a um estudo relativamente completo das espécies açorianas de formiga existem cerca de 14, e na minha ilha em particular existem a maior parte delas. Algo que achei interessante para um entusiasta da natureza como eu foi um pequeno microscópio portátil que vi na loja, parece ser muito pratico!
Boas.
Alguem me pode dar umas dicas de onde se podem comprar rainhas com preços acessiveis (os portes tb)?
Estou interessado em começar com o hobbie e estou também interessado nas Messor barbarus.
Cumps,
José Neto
Sim mas não aqui que é chato