ANToine essa Camponotus spec. foi apanhada no algarve?!?!
Pode-se saber em que sitio do país é que estás?
PORTO
Messor spec. (carvalhos) ;; Camponotus spec. (algarve) ;; Messor structor (famalicão);; Lasius niger (maia) ;; Linepithema humile (algarve) ;; Pheidole pallidula ;; Camponotus ligniperdus
Aí tens frio suficiente para os Camponotus sp. o que provavelmente não acontece com o Mesquita e comigo.
Linepithema humilis é a formiga argentina, uma espécie invasora extremamente perigosa que ameaça as espécies de formigas nativas da bacia mediterrânica e outros insectos e animais. A sua criação é, tanto quanto sei, proíbida e não deve realizar-se, em especial em zonas que pelas suas caracteristicas climáticas ela ainda não tenha penetrado. Tratando-se de uma espécie em que os ninhos abrigam numerosas rainhas os riscos de evasão e invasão aumentam.
Poucas espécies exoticas podem ser invasoras em Portugal e no resto da Europa mas nesta altura Portugal, Espanha, sul de França, possivelmente Itália e Ilhas Canárias albergam a maior super colónia de formigas argentinas do mundo, constituida por vários biliões de formigas. Existem duas colónias, na Europa: uma relativamente restrita no nordeste de Espanha e outra que ocupa todos os países atrás referidos. Isto deveria ser o suficiente para alertar todos os potenciais criadores para a gravidade da situação
Melk
É muito muito raro haver enxameação a partir de colónias criadas em cativeiro.
As crematogaster europeias requerem muito pouca humidade pois em geral fazem o ninho em velhos troncos podres e secos.
Boas, estou a iniciar a minha aventura como criador. O meu formigário está finalmente pronto:D. Se eu soubesse postar imagens até punha algumas aui:p. Estou a pensar arranjar uma colonia Aphaenogaster senilis,sou principiante. Aconcelham?
Creio que não são complicadas e são divertidas mas, pergunta ao Mesquita. Ele tem uma colónia.
Que tipo de formigas você tem?
Acromyrmex octospinosus
Camponotus ligniperdus
C. herculeanus
C. substitutus
Crematogaster scutelaris
Messor barbarus
M. lusitanicus
Pheidole pallidula .
E todas estas são permitidas em Portugal?
As Acromyrmex octospinosus e as Camponotus substitutus são tropicais e não se podem tornar invasivas porque não temos temperaturas que lhes permitam sobreviver, com excepção de um ou dois lugares na Ilha da Madeira e, mesmo assim, duvido.
As outras espécies são portuguesas ou europeias.
Hum interessante. Eu gostava de adquirir algumas espécies dessas mas não sabia que era permitido. Aqui nos açores talvez aja problema...é mais quente, mais humido, algo que a muitas espécies é apelativo. Acabei de fazer uma tentativa de apanhar uma rainha directamente do formgueiro, mas nao consegui, no meio de tanta formiga acho que mesmo que aparecesse nao dava por ela!