ANTSTORE World of Ants (F)  >> international forum (F)  >> portuguese Forum (F)  >> Experiencia do tratamento (F)
Click to view full story of "Messor barbarus"

zepedro: Messor barbarus (2. Mär 2012 04:37)

Pessoal, acham que a temperatura "normal" cá em Portugal permite ter uma colónia de Messor b arbarus sem precisar de um aquecedor?
Estava a pensar deixa-las no meu quarto mas não sei se o consigo manter sempre a 30 graus...

Já agora, é facil encontrar alimento que elas gostem? Eu li que elas gostam de grão mas não sei de que tipo...

Obrigado :D

mtrein: Re: Messor barbarus (3. Mär 2012 21:00)

Messor barbarus ocorrem em Portugal ao natural, logo creio que não precisa aquecer.

Eman: Re: Messor barbarus (7. Apr 2012 21:16)

Teoricamente o Mtrei tem razão, mas também não é assim tão linear.
Dentro de casa a temperatura não chega aos 30, bem só mesmo no verão.
Mesmo dentro de casa tens de as por com fonte de calor, ou então arriscas a por perto de uma janela, coisa que não aconselho.

As minhas Camponotus c ruentatus que tenho no meu escritório estão com aquecimento, as minhas outras estão no sótão, o qual não é isolado, é como estivessem na rua ^^.

deAbreu: Re: Messor barbarus (17. Apr 2012 22:11)

olha eu tenho uma rainha que apanhei em outubro no alentejo, e deixei-a para hibernar num corredor, sem luz directa, num canto sem qualquer aquecimento, e uma delas colocou ovos, e eles estão a desenvolver-se bastante bem, por isso penso que, mesno sendo relativo, é capaz de nao ser muito dificil . . .

Abraços,