Pessoal, acham que a temperatura "normal" cá em Portugal permite ter uma colónia de Messor b arbarus sem precisar de um aquecedor?
Estava a pensar deixa-las no meu quarto mas não sei se o consigo manter sempre a 30 graus...
Já agora, é facil encontrar alimento que elas gostem? Eu li que elas gostam de grão mas não sei de que tipo...
Obrigado :D
Messor barbarus ocorrem em Portugal ao natural, logo creio que não precisa aquecer.
Teoricamente o Mtrei tem razão, mas também não é assim tão linear.
Dentro de casa a temperatura não chega aos 30, bem só mesmo no verão.
Mesmo dentro de casa tens de as por com fonte de calor, ou então arriscas a por perto de uma janela, coisa que não aconselho.
As minhas Camponotus c ruentatus que tenho no meu escritório estão com aquecimento, as minhas outras estão no sótão, o qual não é isolado, é como estivessem na rua ^^.
olha eu tenho uma rainha que apanhei em outubro no alentejo, e deixei-a para hibernar num corredor, sem luz directa, num canto sem qualquer aquecimento, e uma delas colocou ovos, e eles estão a desenvolver-se bastante bem, por isso penso que, mesno sendo relativo, é capaz de nao ser muito dificil . . .
Abraços,