Olá,
Gostaria de saber se existe mais gente por aqui de Portugal, que possa estar interessdo em partilhar experiências e discussões sobre formigas.
Um abraço a todos.
Olá,
Gostaria de saber se existe mais gente por aqui de Portugal, que possa estar interessdo em partilhar experiências e discussões sobre formigas.
Um abraço a todos. Olá Viva,
Sim, eu finalmente arranjei tempo para ter formigueiros, ou será formicários? - falta-me agora arranjar tempo para fazer um website ... mas entretanto podemos utiliar este forum para trocar ideias.
O meu principal problema neste momento é a identificação das formigas - arranjar uma chave para as espécies em portugal seria o mais importante, se conhecerem aluma à mão digam-me.
Os formicários que neste momento tenho são todos de Aphenogaster Iberica (pelo menos é a conclusão a que cheguei utilizando as chaves espanholas).. comem insectos, água com mel , etc.. descobri que se colocar água dentro do formicário elas têm o comportamento de a taparem com areia... como medo de se afogarem? :)
Cumprimentos,
asg
Oi. Também estou por cá. Ando a pensar em montar um formicário. Até lá, vou recolhendo informação. Abraço a todos!
Olá Formicidae.
Sou um estudante novato com formigas. Estou a pensar construir pela primeira vez um formigueiro e fazer umas experiências com controlo de afídeos e interacções inter-específicas. Mas tenho imensas dúvidas que ainda n satisfiz por investigação deficiente, mas talvez me possas ajudar.
Estava a pensar comprar duas rainhas de Lasius niger neste site. Achas que é seguro esperar que a colónia se forme apenas com a rainha? Pelo que li esta espécie tem o comportamento de mutualismo com os afídeos certo? E outra dúvida é se esta espécie existe em Portugal e não estarei a fazer porcaria ao trazer uma espécie exótica para o país.
Obrigado pela disponibilidade desde já.
Abraços
Helder Duarte
Olá Viva,
Sobre as formigas em Portugal, existe um guia que é :
COLLINGWOOD, C.A. & A. PRINCE 1998. A Guide to Ants of Continental Portugal. Boletim da Sociedade Portuguesa de Entomologia, Suplemento nº 5: 8-49.
mas que curiosamente ainda não consegui comprar - pede-o através do e-mail da SPEN que é spen@fc.ul.pt.
Quanto à espécie penso que só existirá no alentejo, vê no site da pessoa que mais percebe de formigas em portugal (http://www.cappas-insectozoo.com.pt/index1.html) ele já lidou com elas.
No entanto, no artigo http://entomologia.rediris.es/aracnet/e2/11/13/ não é reportado nada sobre a existência delas :)
Um abraço e não te esqueças de partilhar conosco as tuas experiências..
António Gonçalves
Oi António
Já estive na conversa com o Formicidae e ele já me mostrou a lista de espécies portuguesas e deu-me esse site do João Cappas.
A Lasius flavius é boa para o que eu quero.
A ideia era estudar a eficácia de predação de joaninhas sobre pulgões verdes numa planta quando existe uma colónia de formigas a mugir os pulgões e a defendê-los, e quando esta n existe no sistema. Com interesse no controle de pragas claro. O meu problema é o tempo que demora ter um formigueiro a funcionar, tempo que não temos. Para podermos fazer este trabalho teríamos que ter um formigueiro destes já a funcionar normalmente e não em fase de formação. Para pena minha, porque a ideia era mto interessante.
Felizmente tenho outras ideias, mas que n envolvem formigas. Estava a pensar estudar eficácia de predação de estádios larvares de joaninhas, que tb são predadores activos dos pulgões verdes, ou então comparar eficácia de predadores generalistas, nomeadamente louva-a-deus e aranhas saltadoras, sobre uma mesma presa. Mas fico com mta pena de n poder fazer esta experiência com o formigueiro. Mas agora estou tentado a comprar uma colónia das Lasius flavus para me divertir a fazer um formigueiro cá em casa. :wink:
Se fizer alguma coisa eu vou dando notícias aqui no fórum.
Obrigado pela informação aos dois Formicidae e António.
Abraços
Helder Duarte
Finalmente, portugueses, que curtem aki a cena. BiBa a Formiga!!!!!! :sign_welcome:
É preciso é começar a aparecer..... :director:
Sou novo neste grande e maravilhoso Mundo.
Há alguns anos que sou um amante das Formigas, tendo devorado todos os sites, documentários, etc, etc. Até há bem pouco tempo não tinha qualquer ideia de vir a ter um Formicário. Contudo, essa ideia agora não me sai da cabeça. Já construí dois, muito arcaicos é certo, mas cumpriam a sua missão. Falta-me, talvez, aquilo que considero impossível e que tem sido uma missão sem sucesso. Arranjar uma rainha, seja ela de que espécie for. Queria tê-la arranjado em Setembro / Outubro passados, por altura da fecundação, mas não tive sorte. Já escavei algumas vezes e sempre sem sorte. Alguém me pode ajudar?
Muito Obrigado
http://www.antstore.net/viewtopic.php?t=4741
______________________________________ :horseman:
Boas! Sou novato nestas andanças..
Em relação às formigas em Portugal, esse artigo cientifico COLLINGWOOD, C.A. & A. PRINCE 1998. A Guide to Ants of Continental Portugal. Boletim da Sociedade Portuguesa de Entomologia, Suplemento nº 5: 8-49. penso que se consegue arranjar..acho que tenho acesso a ele pela universidade, se conseguir arranjar digo qualquer coisa aqui no Forum..em relação à ilha da Madeira,alguém sabe que formigas existem cá?
Um abraço